São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BMW R 1.100 RS esbanja potência e estilo

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A nova BMW R 1.100 RS apresenta o mesmo perfil característico das motos da marca alemã: o grande motor "boxer" com dois cilindros opostos saindo fora do conjunto e a transmissão final a eixo-cardã. Apesar de manter a aparência tradicional, é um motor que evoluiu ao longo dos anos.
Ganhou modificações conceituais que otimizaram o seu desempenho: hoje ele é "invertido" em relação aos primeiros da série e usa cárter seco.
Essas modificações alteraram a posição dos cabeçotes, que ficaram mais altos, distantes do solo, permitindo curvas bem acentuadas.
A evolução mecânica e o desenvolvimento do conjunto permitem à moto grande desempenho.
O motor foi avançado em sua posição no quadro, alterando o centro de gravidade do conjunto e garantindo mais estabilidade em qualquer situação.
O enorme torque (força) disponível nas baixas rotações facilita as manobras realizadas em pequenos espaços e garante retomadas de velocidade bastante seguras.
Mas é na estrada, enfrentando grandes distâncias, que mostra sua capacidade de transformar viagens longas em exercício de pilotagem.
A aceleração é segura e progressiva e a moto chega com facilmente a altas velocidades sem ter a estabilidade comprometida.
A suspensão dianteira conta com um amortecedor extra que auxilia na sustentação do motor.
Na traseira, a suspensão tem amortecedor monobraço, pressurizado, de ação progressiva, que garante total aderência mesmo em terrenos irregulares. E o banco traseiro é regulável em três posições.
Os freios são de disco duplo na dianteira e simples na traseira, com sistema antiblocante ABS.
O câmbio de cinco marchas têm escalonamento ideal para um bom aproveitamento da força do motor em qualquer rotação.
O que mais impressiona a R 1.100 RS é o estilo ao mesmo tempo tradicional e arrojado.
Traz ainda relógio digital e marcador de marchas no painel, junto ao marcador de combustível, e escapamento com catalizador.

Texto Anterior: São Paulo libera minivan como táxi; Ferrari de 30 anos está a venda por US$ 4 mi; Seguradora italiana cria novo sistema anti-roubo; Renault amplia linha Twingo na França; EUA tentam criar automóvel "morcego"; Importação de pneu usado deve ser de 3,5 mi; São Paulo sedia feira industrial de ônibus; Rio ganha primeira concessionária Volvo
Próximo Texto: Conheça os detalhes dos novos Gol 1.6 e 1.8
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.