São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
BMW R 1.100 RS esbanja potência e estilo
JOTA SANTANA
Ganhou modificações conceituais que otimizaram o seu desempenho: hoje ele é "invertido" em relação aos primeiros da série e usa cárter seco. Essas modificações alteraram a posição dos cabeçotes, que ficaram mais altos, distantes do solo, permitindo curvas bem acentuadas. A evolução mecânica e o desenvolvimento do conjunto permitem à moto grande desempenho. O motor foi avançado em sua posição no quadro, alterando o centro de gravidade do conjunto e garantindo mais estabilidade em qualquer situação. O enorme torque (força) disponível nas baixas rotações facilita as manobras realizadas em pequenos espaços e garante retomadas de velocidade bastante seguras. Mas é na estrada, enfrentando grandes distâncias, que mostra sua capacidade de transformar viagens longas em exercício de pilotagem. A aceleração é segura e progressiva e a moto chega com facilmente a altas velocidades sem ter a estabilidade comprometida. A suspensão dianteira conta com um amortecedor extra que auxilia na sustentação do motor. Na traseira, a suspensão tem amortecedor monobraço, pressurizado, de ação progressiva, que garante total aderência mesmo em terrenos irregulares. E o banco traseiro é regulável em três posições. Os freios são de disco duplo na dianteira e simples na traseira, com sistema antiblocante ABS. O câmbio de cinco marchas têm escalonamento ideal para um bom aproveitamento da força do motor em qualquer rotação. O que mais impressiona a R 1.100 RS é o estilo ao mesmo tempo tradicional e arrojado. Traz ainda relógio digital e marcador de marchas no painel, junto ao marcador de combustível, e escapamento com catalizador. Texto Anterior: São Paulo libera minivan como táxi; Ferrari de 30 anos está a venda por US$ 4 mi; Seguradora italiana cria novo sistema anti-roubo; Renault amplia linha Twingo na França; EUA tentam criar automóvel "morcego"; Importação de pneu usado deve ser de 3,5 mi; São Paulo sedia feira industrial de ônibus; Rio ganha primeira concessionária Volvo Próximo Texto: Conheça os detalhes dos novos Gol 1.6 e 1.8 Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |