São Paulo, domingo, 18 de setembro de 1994
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Extintor vencido dá multa

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A carga do extintor de incêndio deve ser inspecionada pelo menos uma vez por ano.
A legislação de trânsito exige a obrigatoriedade do equipamento, em boas condições de uso, em todos os veículos.
A falta do extintor pode acarretar multa (R$ 37,20, em setembro) e apreensão temporária do carro.
Adelino Araújo, engenheiro de produto da Resil, fabricante de extintores, diz que todo equipamento deve trazer a marca de atendimento às normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).
Araújo recomenda a manutenção em postos credenciados pelo instituto, que fornecem um selo (verde e amarelo), indicando a data de inspeção do extintor.
O engenheiro diz que alguns postos que trabalham à base de troca geralmente não usam extintores novos. Eles recarregam o extintor recondicionado e voltam a vender normalmente no mercado.
O extintor original pode ser encontrado nas lojas de acessórios entre R$ 15 e R$ 28, em média. A recarga feita em postos especializados custa entre R$ 4,50 e R$ 10.
O ponteiro do manômetro (medidor de pressão) na área vermelha significa que o equipamento perdeu pressão e deve estar, portanto, com vazamento. Na área verde indica boas condições de uso.
A data de validade do cilindro é de, no máximo, cinco anos. Nessa ocasião, deve ser submetido a um teste hidrostático, que permite saber se suporta a pressão exigida.
Existem dois tipos de substâncias empregadas nos extintores para carros: o pó químico, à base de bicarbonato de sódio, ou o que utiliza gás carbônico (CO2). Como o CO2 tem uma temperatura muito baixa, podendo afetar o motor, a grande maioria é de pó químico.
Não é recomendado usar água para combater incêndio no carro, que faz com que o fogo se alastre (em caso de vazamento de combustível) ou cause choques.

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