São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Saiba quais são as causas das síndromes

SILVIA BITTENCOURT
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE COLÔNIA

O estudo realizado pelo Conselho Científico de Mudanças Globais do Meio Ambiente será levado no ano que vem para Berlim, onde acontecerá a próxima conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente.
Na ocasião, os pesquisadores pretendem discutir as 12 síndromes apresentadas no relatório.
Leia a seguir os nomes das síndromes e os fatores humanos que as causam.

Síndrome de São Paulo – causada pelo crescimento desordenado de grandes centros urbanos. O crescimento se deve à migração em massa do campo para a cidade.
Síndrome de Los Angeles – decorrente do crescimento de uma grande cidade, do centro para fora, exigindo a ampliação da infra-estrutura.
Síndrome dos Alpes – provocada pelo turismo em massa, como acontece nas estações de esqui localizadas nos Alpes.
Síndrome de Huang-He (rio chinês) – a agricultura inadequada em barrancos já fez com que cerca de 1,6 milhão de toneladas de terra naquela região fosse removido pela atividade da chuva e do vento.
Síndrome de Dust-Bowl (cinturão de trigo nos EUA) – causada pela agricultura mecanizada. Há 60 anos, uma tempestade levou, em apenas um dia, 350 milhões de toneladas de poeira para a Costa Leste norte-americana.
Síndrome de Sahel – provocada pela exploração de terrenos inadequados. No caso da região de Sahel (África), por exemplo, pelo excesso de atividades pastoris numa área seca.
Síndrome de Sarawak – decorrente de exploração excessiva de florestas, como é o caso desta província da Malásia.
Síndrome do lago Aral – causada por grandes projetos inadequados para agricultura. É o caso desta lago (Ásia), cuja superfície já diminuiu cerca de 45%.
Síndrome de Bitterfeld (Alemanha) – devida ao acúmulo no solo de substâncias nocivas do ar, provenientes de gases emitidos das indústrias.
Síndrome da chuva ácida – semelhante à síndrome de Bitterfeld, é provocada pelo deslocamento de substâncias nocivas, vindas de indústrias.
Síndrome de Katanga – causada pela exploração mineral inadequada, como ocorre nesta região da África.
Síndrome da terra queimada – decorrente de testes de instrumentos militares em regiões com matas nativas, como foi registrado em países do Leste da Europa.
(SB)

Texto Anterior: Estudo diagnostica males do solo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.