São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquerdas terão papel essencial na AL

OTÁVIO DIAS
COORDENADOR DE ARTIGOS E EVENTOS

A convite da Folha, chega ao Brasil na próxima quarta-feira, 21, o sociólogo e economista mexicano Jorge G. Castañeda. Professor da Universidade Autônoma do México e da Universidade de Princeton (EUA), ele lança no Brasil o livro "Utopia Desarmada - intrigas, dilemas e promessas da esquerda latino-americana" (Companhia das Letras, 460 págs.).
"Utopia Desarmada" faz um balanço histórico dos movimentos de esquerda da América Latina e especula sobre o futuro da esquerda no continente pós-Guerra Fria.
Para Castañeda, 41, a esquerda está "condenada" a exercer papel essencial na região. Dois desafios se impõem: diminuir as desigualdades sociais e aprofundar a democracia.
"Utopia Desarmada" será lançado na próxima quinta-feira, 22, às 19h30, no auditório do jornal (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos, centro; entrada franca), com o debate "A Esquerda nas Urnas".
Participam Marco Aurélio Garcia, professor do Departamento da Unicamp e coordenador do programa de governo da Frente Brasil Popular, José A. Guilhon Albuquerque, professor de ciência política da USP e Leôncio Martins Rodrigues, professor de ciência política da Unicamp.
A seguir, os principais trechos da entrevista concedida à Folha pelo telefone na última sexta-feira, 16.

Texto Anterior: Nas águas do poder
Próximo Texto: É neodirigismo, afirma Campos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.