São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acupuntura induz partos e controla o apetite

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O alívio da dor não é mais o único alvo da acupuntura. A técnica está sendo usada no Brasil para induzir partos, controlar o apetite, atenuar a tensão pré-menstrual e até tratar alterações hormonais.
A acupuntura chega aos consultórios e a alguns hospitais públicos apoiada em um crescente número de pesquisas científicas que tentam demonstrar sua validade.
Paulo Farber, pós-graduando da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da USP, está usando o método com sucesso para induzir trabalhos de parto.
As grávidas escolhidas são aquelas que já atingiram a 40ª semana de gestação e não têm sinais de contração uterina.
Nesses casos, Farber usa pequenos eletrodos estimulados eletricamente que são colocados sobre os pontos de acupuntura ao invés das tradicionais agulhas.
Em cerca de oito horas, as contrações efetivas se iniciam e o colo do útero começa a dilatar. O método é simples e seguro. As condições vitais do bebê são monitoradas durante todo o processo.
Um trabalho recente realizado pela Liga de Acupuntura da Faculdade de Medicina da USP usou a técnica para tentar controlar o apetite de pessoas obesas.
Os pacientes foram divididos em dois grupos. O primeiro teve as agulhas colocadas no ponto relacionado à saciedade alimentar.
O outro teve as agulhas implantadas em pontos sem valor para o método. As pessoas não sabiam a que grupo pertenciam.
Os obesos com aplicações no ponto correto perderam apetite e peso nas três semanas que durou o estudo. O outro grupo não teve alterações significativas.
A Liga usou o mesmo modelo de trabalho com dois grupos para checar a efetividade da acupuntura no combate à dor.
O grupo com aplicações em pontos verdadeiros teve 70% de redução na intensidade da dor. O grupo com pontos "falsos" só reduziu 7% da dor.
Aliviar a tensão pré-menstrual (irritação, desânimo e impaciência nos dias que antecedem a menstruação) é outra situação em que a acupuntura tem sido empregada. O resultados são animadores.
A ação da acupuntura no sistema nervoso central (leia texto abaixo) também interfere com a liberação dos hormônios.
Irregularidade menstrual e algumas formas de infertilidade podem ter causas hormonais. Normalmente, o médico receita cargas "extras" de hormônio para regularizar o funcionamento do organismo.
A acupuntura atua diretamente sobre os núcleos que controlam esses hormônios e permite que algumas dessas mulheres engravidem.
Se a causa da infertilidade for uma obstrução das trompas, a acupuntura não resolve o problema.

2º Simpósio Brasileiro de Acupuntura Científica nos dias 29 e 30 de setembro. Informações: (011) 814-0033 e (011) 211-1383.

Texto Anterior: Polícia apreende 350 uísques falsos com balconista em SP
Próximo Texto: Estudante cura zumbido no ouvido em um mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.