São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudante cura zumbido no ouvido em um mês

Tratamento com antibiótico provocou o problema

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um forte zumbido que atrapalhava a audição da estudante de engenharia Luciana de Mello Coutinho, 23, foi totalmente eliminado com o auxílio da acupuntura.
No final de maio, Luciana contraiu uma infecção urinária. Procurou um médico que receitou um antibiótico. Luciana recebeu injeções de garamicina por 20 dias seguidos.
A infecção acabou, mas em 15 dias apareceu um forte zumbido no ouvido esquerdo. Um otorrinolaringologista foi consultado no mesmo dia.
O médico explicou que a causa provável do zumbido era a ototoxicidade da garamicina (lesão no ouvido pelo uso do antibiótico).
Um exame confirmou a suspeita. Nesses casos, o zumbido pode ser permanente.
"Fiquei assustada com a possibilidade de conviver com o zumbido para o resto da vida e resolvi procurar o médico acupunturista que sempre tratou minha mãe."
Luciana se submeteu a três sessões semanais de acupuntura durante um mês. Também ficou com pequenas agulhas na orelha durante esse período.
A intensidade e a frequência dos zumbidos foram diminuindo gradativamente. Em dez dias, Luciana já estava livre dos ruídos e ouvia com clareza.
(JB)

Texto Anterior: Acupuntura induz partos e controla o apetite
Próximo Texto: Técnica é incorporada pela ciência moderna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.