São Paulo, quarta-feira, 21 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ato comemora Dia Mundial da Doença de Alzheimer

DA REPORTAGEM LOCAL

A Associação Brasileira da Doença de Alzheimer realiza hoje às 12h um ato no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) marcando o "Dia Mundial da Doença de Alzheimer", oficializado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e comemorado em 28 países.
A doença é a principal causa de demência em idosos (60%), não tem cura e só é diagnosticada por exclusão. "Se não for encontrada nenhuma outra causa para a doença, é Alzheimer", diz o geriatra Norton Sayeg, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).
Apesar de comum, Sayeg afirma que a doença é confundida pela família com esclerose. A diferença é que, enquanto a esclerose é um problema de circulação, a Alzheimer é configurada por lesões cerebrais.
"O doente perde as capacidades motoras e de raciocínio. Não consegue nem mais se alimentar ou tomar banho sozinho."
Segundo ele, o objetivo da associação é criar "centros de cuidados diurnos" para atender aos idosos.
Nas casas, os idosos teriam atividades terapêuticas, de estímulo sensorial e fisioterapia. "Seria uma alternativa aos asilos. Só nos falta verba", diz.
Durante o ato, haverá a apresentação do do coral da USP, palestras de médicos e depoimentos de familiares.

Texto Anterior: Clientes vêem diferenças
Próximo Texto: Passeata deixa tráfego lento na avenida Paulista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.