São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

FHC mantém vantagem; 30% dos indecisos tendem a votar no tucano

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

Na última semana, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) oscilou de 45% para 47%. Sua vantagem sobre os demais candidatos somados foi de sete para oito pontos percentuais. É o que mostra pesquisa Datafolha feita de 21 a 23 de setembro. Se a eleição fosse hoje, FHC venceria no primeiro turno.
Além disso, o tucano também deve ser beneficiado por boa parte dos votos dos indecisos. O Datafolha perguntou a esses eleitores (9% do total) qual candidato tinha mais chances de receber seu voto. 30% deles apontaram o tucano.
Segundo o Datafolha, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) variou de 21% para 22%. Todos os demais candidatos permanecem onde estavam: Orestes Quércia (PMDB) ficou em terceiro lugar, com 6%; Enéas (Prona) continua em quarto, com 5%; Leonel Brizola (PDT) ainda tem 4%; e Esperidião Amin (PPR) permanece com 2%.
Os candidatos do PRN, Carlos Gomes, e do PSC, almirante Fortuna, não atingiram 1% na pesquisa estimulada por cartão. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Depois de FHC, o presidenciável que os 9% de eleitores indecisos disseram ter mais chance de receber seu voto foi Lula (14%), seguido de Quércia (6%), Enéas (4%), Brizola (3%), Amin (2%) e Gomes (1%).
Além disso, 46% dos 9% de eleitores indecisos não responderam para qual candidato poderiam dar seu voto em 3 de outubro.
A pesquisa Datafolha mostra também uma maior "cristalização" da intenção de voto.
Além de os indecisos terem oscilado de 10% para 9%, aumentou o percentual de eleitores que apontaram um candidato na pesquisa espontânea: de 52% há uma semana, para 57%.
A maior variação foi a de Fernando Henrique. A intenção de voto espontânea no tucano foi de 29% para 32%. A de Lula também oscilou positivamente, de 14% para 16%. Quércia e Enéas foram de 2% para 3% (a maior que já tiveram) e Brizola e Amin ficaram com o que já tinham: 2% e 1%, respectivamente.
Não houve variações maiores do que um ponto percentual na rejeição aos presidenciáveis.
Fernando Henrique foi de 16% para 17%, Lula ficou em 40%, Quércia permaneceu com 29%, Enéas foi de 32% para 31%, Brizola oscilou de 43% para 42%, Amin ficou com 24%, Fortuna ficou com 23% e Carlos Gomes foi de 22% para 23%.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 21 a 23 de setembro. Foram entrevistados 16.413 eleitores em 657 municípios de todas as unidades da Federação, incluindo todas as capitais.
A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Francisco Paulino, Emilia de Franco e a estatística Renata Nunes Cesar.

Próximo Texto: FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.