São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT vence entre 'politizados'

VINICIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

Lula bateu Enéas em dois colégios de São Paulo tradicionais pela politização e pelo grande número de alunos nos cursos de ciências humanas nas universidades paulistas –o Santa Cruz e o Palmares, escolas de elite da cidade.
No Palmares, FHC teve 62% entre 709 alunos de 6ª a 3ª série do segundo grau. Lula ficou com 17,1% e Enéas, em terceiro, com 7,2%. Os demais tiveram menos de 2,5% dos votos.
No Santa Cruz, FHC, o vencedor, e Lula dividiram cerca de 90% dos votos, segundo Malu Montoro, diretora da escola.
"Faz parte do projeto pedagógico da escola incentivar a discussão política", diz Malu Montoro.
Há 27 anos no colégio, Malu diz que sente um clima "menos acirrado" nas discussões dos alunos sobre a eleição deste ano. "A diferença nas pesquisas entre os candidatos é muito grande e os estudantes têm ficado mais indiferentes à política nos últimos tempos".
Quando há polêmica entre os estudantes, há um eleitor do PT por perto.
No dia 3 de outubro, Carolina de Mattos Ricardo, 17, vai votar em Lula e quase na chapa inteira do PT. Está em dúvida apenas para o Senado –entre João Hermann (PSB), da coligação petista, ou José Serra (PSDB).
Petista de usar estrelinha e aluna da 3ª série do Colégio Bandeirantes diz que todos os candidatos além do seu são iguais. "É sempre a mesma corja que está no poder. Lula é alternativa de mudança, para resolver as carências sociais."
Segundo Carolina, a discussão sobre política está "fraca" na escola. "Ninguém está conversando sobre o assunto. Mas quando alguém vê minha estrelinha dizem 'Credo, você vai votar no Lula', e aí ocorre uma discussão. mas há preconceito burro contra o PT".
Aluna da 8ª série do Colégio Augusto Laranja, Andrea Rodrigues Alvez, 14, concorda com Carolina. Simpatizante de FHC, Andrea acha que "os filhos muitas vezes repetem o que os pais dizem, sem pensar. Dizem que ele é ignorante, mas não sabem mais nada dele ou do partido e não sabem discutir".

Texto Anterior: Real toma voto jovem do PT
Próximo Texto: Aderi ao Bob's!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.