São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Real toma voto jovem do PT

VINICIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

O eleitorado mais jovem costuma votar mais no PT, mas já foi maior a diferença entre essa faixa de idade e os mais velhos na opção pelo partido (veja quadro ao lado).
Nas duas últimas eleições para a prefeitura de São Paulo, por exemplo, os votos petistas eram cerca de 20 pontos percentuais maiores na faixa de 16 a 25 anos do que entre os eleitores de mais de 40.
A pesquisa Datafolha de 13 a 15 de setembro para a eleição presidencial deste ano registra uma diferença de três pontos entre esses dois grupos de eleitores.
O Real parece ter ajudado a dissolver essa diferença. Nas pesquisas anteriores ao início do plano, o eleitorado de 16/25 anos de Lula chegou a ser 12 pontos percentuais maior do que o total de lulistas votantes.
Depois do Real, a diferença se reduziu tecnicamente a zero, comportamento equivalente ao do eleitorado jovem de FHC desde o início da eleição.
"A candidatura FHC ocupou um grande espaço no centro político, espaço que vai da centro-esquerda à centro-direita. O centro ficou grande. Isso ajuda a dirimir diferenças entre os diversos grupos de eleitores", diz o cientista político Leôncio Martons Rodrigues.
Entre o eleitorado jovem, a declaração de voto no candidato tucano invariavelmente começa, quando a isso não se limita, no elogio do plano de estabilização.
A atribuição de "radicalismo" e "despreparo" ao candidato petista é o outro motivo mais citado pelos estudantes dos colégios de classe média para não votar em Lula. O fato de FHC ter sido professor universitário é raramente lembrado por seus simpatizantes.
Andrea Rodrigues Alves, 14, da 8ª série do Colégio Augusto Laranja, diz que não desgosta de Lula, mas de seu plano de governo.
"Ele é contra privatizações e acho que não tem muitos assessores competentes. Mas não gosto do preconceito que há contra ele, que é bem intencionado", diz.

Texto Anterior: Enéas e Lula disputam 2º entre teens
Próximo Texto: PT vence entre 'politizados'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.