São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa capta votos dispersos

DA REDAÇÃO

A pesquisa sobre o Congresso indica alguns dos candidatos favoritos em seus respectivos Estados (veja relação ao lado), mas isso não significa que eles serão os mais votados.
Os dados da intenção de voto para deputado federal fazem parte de pesquisa nacional cujo objetivo básico era o de indicar a preferência para a Presidência da República, governo e Senado.
A tendência de uma pesquisa como essa, feita em um universo muito amplo, é captar a intenção de voto em candidatos que devem obter votação espalhada em seus respectivos Estados.
Por exemplo, candidatos que representam categorias profissionais com base geográfica ampla, como os professores, ou segmentos sociais específicos, como os aposentados, evangélicos etc.
Já no caso de candidatos que têm seus eleitores concentrados em uma ou mais cidades, pode haver distorção no resultado da pesquisa.
Se o reduto eleitoral deste tipo de candidato está contemplado na amostra, ele tende a aparecer de forma superestimada. Se não, os resultados devem subestimar seu real potencial de voto.
O resultado da pesquisa se baseia em 21.074 entrevistas com eleitores de 657 municípios de todos os Estados e Distrito Federal, incluindo todas as capitais.

Texto Anterior: Democracia ganha pontos
Próximo Texto: Covas já escolhe os seus secretários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.