São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
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Gás vai garantir vôo seguro

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O dirigível que estará no Rio neste verão tem como propulsor o gás natural hélio. Por ser muito estável, ele não reage com o oxigênio do ar e, portanto, não pega fogo nem explode. Segundo Paul Gaiser, o hélio garante vôos seguros.
Os dirigíveis que sobrevoaram Europa e as Américas do Norte e do Sul, nas primeiras décadas deste século, eram impulsionados pelo hidrogênio –um gás de alto poder explosivo.
O uso do hidrogênio causou tragédias com os chamados "zeppelins".
O mais famoso deles aconteceu no ano de 1937, quando o dirigível Hinderburg explodiu sobre o Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, ocasionando a morte de dezenas de passageiros e tripulantes.
Geiser afirma que os zeppelins nasceram numa época errada. }Se a idéia tivesse nascido 15 anos depois, ele teria sido um sucesso absoluto".
"Naquela época o hélio ainda não havia sido descoberto. Havia somente o hidrogênio. Todos os zeppelins explodiram", disse.
A explosão do "Hinderburg" cancelou os projetos de construção de desenvolvimento da tecnologia dos dirigíveis, que são usados hoje nos EUA como veiculadores de propaganda.
O brasileiro Alberto Santos Dumont, inventor do avião, foi um dos pioneiros na fabricação e no uso dos dirigíveis.
No dia 19 de dezembro de 1891, seu dirigível número seis –que possuía 30 metros de comprimento, 7 metros de diâmetro e atingia uma velocidade de 40 km/h– voou dez quilômetros entre Saint Cloud (subúrbio de Paris) e a torre Eiffel.
(ST)

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