São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Restaurante reduz distância entre hierarquias

CLAUDIA RIBEIRO MESQUITA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Diferenças hierárquicas podem ser atenuadas em refeitórios "democráticos" –frequentado por profissionais de todos os níveis.
"Tendo lugar, sentamos com qualquer pessoa", diz Eduardo Muzzi, 43, diretor de assuntos jurídicos e relações governamentais das empresas Dow, referindo-se ao horário de almoço.
"Temos um restaurante muito bom, tipo 'bandejão', onde almoçam profissionais de todos os níveis hierárquicos", diz.
Isso ocorre, segundo ele, porque a Dow é uma empresa norte-americana, com profissionais "mais abertos", permitindo um relacionamento menos informal. "É uma possibilidade de socializar o ambiente de trabalho", avalia.
O mesmo acontece com Reginaldo de Souza Zero, 52, vice-presidente do cartão Sollo. Ele trabalha no Centro Empresarial de São Paulo e almoça no restaurante do condomínio há dez anos.
"Todos almoçam juntos. É um hábito salutar, mostra que não há uma hierarquia rígida", avalia Zero. Além disso, como se trata de um sistema de "bandejão", Zero afirma ter tempo de almoçar e voltar ao local de trabalho em apenas 20 minutos.
Em Miami (sudeste dos EUA), onde morou de 90 a 93, Zero conta que os funcionários –incluindo executivos– costumavam levar um lanche ou um almoço simples ao refeitório da empresa.
Mas, nessa época, ele cultivou o hábito de almoçar em casa. Vice-presidente de finanças para a América Latina da American Express, Zero assegura que sua mulher foi a responsável por colocá-lo contra a maré. Esse, diz ele, era um hábito de marido de mulher brasileira.
(CRM)

Texto Anterior: ALIMENTAÇÃO CONFORME A ATIVIDADE PROFISSIONAL
Próximo Texto: Trabalhar em eleição dá direito a dispensa?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.