São Paulo, domingo, 25 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negócios vão de quitinete a cobertura

PABLO PEREIRA
DA REDAÇÃO

Os apartamentos novos de três quartos lideraram o ranking dos mais vendidos, o estoque de quitinetes zerou e 47 coberturas -inédito- foram vendidas em agosto.
Esse movimento recorde nos estandes de vendas em São Paulo, no segundo mês do real, sepultou de vez um tabu existente no mercado imobiliário paulistano de que o mês de agosto é ruim de venda.
Em 92, julho teve uma velocidade de vendas de 3,7%, que caiu em agosto para 3,1%, subindo em setembro para 5%.
Em 93, com o mercado já apontando para uma recuperação, julho teve 6,5%, agosto registrou nova queda (5,9%) e setembro marcou a volta das boas vendas com 15,3%.
Estudo mensal do mercado, realizado pelo Datafolha, aponta que, ao contrário de meses anteriores nos quais as vendas costumavam ser concentradas em determinadas regiões, desta vez a comercialização se espalhou por quase todos os bairros com ofertas.
Bairros como Jaguaré e Barra Funda (zona oeste) venderam todas as ofertas, com velocidade de vendas de 100%.
Outras regiões, como Morumbi (zona oeste), com 39,3%, e Belenzinho (zona leste), com 30,4%, também tiveram bons resultados. Na zona sul, Santo Amaro teve 22,1% e Vila Andrade, 20,5% de velocidade de vendas média.
Segundo o estudo, o resultado do mês, embora tenha ficado abaixo do índice de setembro de 93 (15,3%), "foi mais expressivo porque englobou quase todos os participantes do 'Roteiro de Imóveis'. No ano passado, o resultado ocorreu encima da promoção 'Plano Melhor', das empresas CGN/Galli/Goldfarb".
A corrida aos estandes de agosto teve também a participação dos lançamentos do "Plano 100", da Rossi Residencial, promoção que vende apartamentos de três dormitórios em cem parcelas.
Foi exatamente esse tipo de imóvel –de três quartos– que vendeu mais (44,9% do total comercializado). No mês anterior, as unidades de dois quartos lideraram os negócios com 48,1%.
Os bairros campeões de vendas –Morumbi e Vila Andrade– tiveram lançamentos da Rossi.
Outra promoção, o Salão do Imóvel, promovido pelo Secovi (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo) na primeira semana do mês, no parque Ibirapuera, também empurrou os índices para cima.

Texto Anterior: Agosto bate recorde na venda de novos
Próximo Texto: De Lucca lança nova coleção de cerâmica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.