São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria lança campanha contra Aids; O NÚMERO; Associação faz teste cardíaco em médicos; HC trata viciados em drogas injetáveis ; Simpósio debate uso da informática; TV Saúde começa a operar em outubro; EPM usa novo método para 'cegueira da Aids'

Secretaria lança campanha contra Aids
O secretário estadual da Saúde, Cármino Antonio de Souza, pretende unificar as campanhas contra a doença no "Movimento de São Paulo na luta contra a Aids". A iniciativa quer definir uma programação de eventos, até fevereiro de 95, de esclarecimentos sobre a Aids.

O NÚMERO
180... mil pessoas sofrem de hanseníase (lepra) no Brasil. O número corresponde aos doentes em tratamento, segundo o Ministério da Saúde. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países com maior número de casos da doença, atrás da Índia.

Associação faz teste em médicos de hospital
A APM (Associação Paulista de Medicina) realiza até sexta-feira, entre 7h e 15h, testes cardíacos em médicos e funcionários do Hospital do Servidor Público Estadual. Serão feitos exames de sangue, além de verificação de peso, altura e pressão arterial no saguão do hospital.

HC trata viciados em drogas injetáveis
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) oferece tratamento ambulatorial gratuito para usuários de drogas injetáveis. As vagas são para pacientes que começaram a usar drogas a partir de 1985. As consultas acontecem sempre às terças-feiras, a partir das 10h30. Informações pelo telefone (011) 64-4973.

Simpósio debate uso da informática
Ainda é reduzido o número de médicos que usam o computador como instrumento de trabalho. Esta foi a conclusão do Simpósio de Informática Médica, evento paralelo à Comdex/94, feira de informática encerrada no dia 15 no Anhembi (SP). Uma das causas do desinteresse, segundo os participantes, seria a falta de conhecimento das empresas de softwares das necessidades dos médicos.

TV Saúde começa a operar em outubro
A TV Saúde, primeira emissora brasileira a tratar exclusivamente de temas relacionadas à saúde, começa a operar em outubro. Serão 16 horas diárias dedicadas à reciclagem médica. A maior parte da programação consiste de material importado, sempre legendado ou dublado em português. Mais informações da TV por assinatura pelo telefone (011) 533-5522.

EPM usa novo método para 'cegueira da Aids'
A Escola Paulista de Medicina (EPM) está usando uma nova forma de tratamento para a retinite (inflamação da retina) provocada pelo citomegalovírus –principal causa de cegueira entre doentes de Aids. O método consiste de um implante intra-ocular que favorece a cicatrização da retina. Uma cápsula com antiviral é colocada dentro do olho. A cápsula libera a substância continuamente, por até oito meses, curando a infecção.

Texto Anterior: Dieta é a principal arma para a prevenção
Próximo Texto: Transporte leste-oeste vai ganhar um trem expresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.