São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieta é a principal arma para a prevenção

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A dieta é uma das principais armas na prevenção dos fatores de risco para as doenças cardíacas.
Uma alimentação adequada pode interferir diretamente em quatro desses fatores: obesidade, diabetes, hipertensão e taxas elevadas de colesterol.
Os diabéticos têm uma taxa de açúcar elevada no sangue. A maior parte apresenta o problema após os 40 anos (diabetes do tipo 2).
O organismo fica mais resistente à ação do hormônio insulina (que ajuda o açúcar a entrar nas células).
A dieta é o primeiro passo para o controle da doença. Os diabéticos devem evitar açúcar livre, refrigerantes e doces. Quando a dieta é uma medida insuficiente, os médicos tentam o uso de remédios (hipoglicemiantes orais).
O aumento da pressão arterial (hipertensão) também precisa ser controlado. Evitar o excesso de sal na comida é a solução adotada.
Alimentos com teor elevado de sódio como enlatados, temperos, conservas e sopas prontas também devem ser banidos. Se a dieta não der conta do controle da pressão, os medicamentos anti-hipertensivos devem ser tomados.
O controle do colesterol (uma das gorduras do sangue) é outro objetivo da dieta. 80% do colesterol vêm do próprio organismo (fígado) e 20% são adquiridos através da alimentação.
O colesterol produzido pelo fígado é feito a partir das gorduras saturadas (presentes nos alimentos de origem animal).
A pessoa deve optar por alimentos como verduras, frutas, e carnes magras (peixe e frango sem pele).
A margarina vegetal é melhor do que a manteiga. Outras escolhas são o leite desnatado e os queijos magros (ricota).
Os alimentos que devem ter consumo restrito são as frituras, os óleos de origem animal, fígado, miúdos, frutos do mar e gemas de ovos (só três por semana).
A obesidade é outro fator de risco que sobrecarrega o trabalho do coração e dificulta o controle da hipertensão e do diabetes.
(JB)

Texto Anterior: Transplantado chegou a fazer duas cirurgias no coração
Próximo Texto: Secretaria lança campanha contra Aids; O NÚMERO; Associação faz teste cardíaco em médicos; HC trata viciados em drogas injetáveis ; Simpósio debate uso da informática; TV Saúde começa a operar em outubro; EPM usa novo método para 'cegueira da Aids'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.