São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994 |
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Consumidor da tarde piora trânsito
DA REPORTAGEM LOCAL O hábito do paulistano de fazer compras à tarde contribuiu para a piora do trânsito na cidade depois da implantação do Plano Real.Os congestionamentos na cidade aumentaram durante todo o dia, mas o crescimento foi maior no período da tarde. No último dia 16, por exemplo, foram registrados 97 km de congestionamentos às 10h –um aumento de 10% em relação à média anterior ao real, de 88 km. Às 18h30 do mesmo dia, São Paulo tinha 128 km de ruas congestionadas. Antes do real, a média nesse horário era de 102 km. O aumento na extensão do tráfego lento foi de 25%. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) credita o aumento dos congestionamentos vespertinos aos consumidores dessa faixa de horário. Para a CET, os congestionamentos durante a manhã continuam estáveis, o que não ocorreu à tarde. "O trânsito à tarde já estava ruim. Agora ficou pior, devido ao aumento do consumo", afirma Nelson Maluf, diretor de operações da CET. Segundo Maluf, isso está ocorrendo da seguinte forma: o consumidor sai para comprar, se embelezar ou se divertir depois do almoço. Mas só retorna entre as 17h e 19h. O horário da volta coincide com o pico da tarde. Aos motoristas que saíram para trabalhar de manhã somam-se agora os que saíram à tarde para consumir. Com a redução da inflação, o paulistano passou a comprar mais –principalmente a prazo– colocando mais carros nas ruas. Segundo a Associação Comercial de São Paulo, de 1º a 21 de setembro, foram registradas 591.134 consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito, termômetro das vendas à prazo. O aumento nas consultas foi 38,6% superior ao do mesmo período do ano passado. Não existem pesquisas que comprovem a tese de que o consumidor compra mais à tarde do que nos outros períodos do dia, mas os comerciantes confirmam. Outro levantamento da CET reforça a idéia de que os congestionamentos da tarde são maiores que os matutinos devido ao comércio. A companhia contou quantos veículos passam por hora em oito grandes corredores de trânsito da cidade fora dos horários de pico. Em agosto deste ano, esses corredores chegaram a registrar uma média de 2.540 veículos, cada um, entre as 14h e 15h. Na mesma faixa de horário, em agosto do ano passado, eram 2.420 veículos/hora circulando nesses corredores. Ou seja, houve um aumento de 4%. Em relação ao mês de junho deste ano, véspera do Plano Real, o aumento foi um pouco maior no total de veículos entre as 14h e 15h, de 6%. Para Nelson Maluf, da CET, não há como mudar o comportamento do paulistano que compra à tarde e volta para casa no horário do "rush". "Só podemos pedir que o consumidor não volte no horário de pico". Maluf sugere que o comprador retorne para casa depois das 20h, quando o trânsito paulistano ganha maior velocidade. Texto Anterior: Vagas em cadeiões são insuficientes Próximo Texto: Cai número de vítimas fatais em acidentes Índice |
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