São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 1994
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Consumidor da tarde piora trânsito

DA REPORTAGEM LOCAL

O hábito do paulistano de fazer compras à tarde contribuiu para a piora do trânsito na cidade depois da implantação do Plano Real.
Os congestionamentos na cidade aumentaram durante todo o dia, mas o crescimento foi maior no período da tarde.
No último dia 16, por exemplo, foram registrados 97 km de congestionamentos às 10h –um aumento de 10% em relação à média anterior ao real, de 88 km.
Às 18h30 do mesmo dia, São Paulo tinha 128 km de ruas congestionadas. Antes do real, a média nesse horário era de 102 km. O aumento na extensão do tráfego lento foi de 25%.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) credita o aumento dos congestionamentos vespertinos aos consumidores dessa faixa de horário.
Para a CET, os congestionamentos durante a manhã continuam estáveis, o que não ocorreu à tarde. "O trânsito à tarde já estava ruim. Agora ficou pior, devido ao aumento do consumo", afirma Nelson Maluf, diretor de operações da CET.
Segundo Maluf, isso está ocorrendo da seguinte forma: o consumidor sai para comprar, se embelezar ou se divertir depois do almoço. Mas só retorna entre as 17h e 19h.
O horário da volta coincide com o pico da tarde. Aos motoristas que saíram para trabalhar de manhã somam-se agora os que saíram à tarde para consumir.
Com a redução da inflação, o paulistano passou a comprar mais –principalmente a prazo– colocando mais carros nas ruas.
Segundo a Associação Comercial de São Paulo, de 1º a 21 de setembro, foram registradas 591.134 consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito, termômetro das vendas à prazo. O aumento nas consultas foi 38,6% superior ao do mesmo período do ano passado.
Não existem pesquisas que comprovem a tese de que o consumidor compra mais à tarde do que nos outros períodos do dia, mas os comerciantes confirmam.
Outro levantamento da CET reforça a idéia de que os congestionamentos da tarde são maiores que os matutinos devido ao comércio.
A companhia contou quantos veículos passam por hora em oito grandes corredores de trânsito da cidade fora dos horários de pico.
Em agosto deste ano, esses corredores chegaram a registrar uma média de 2.540 veículos, cada um, entre as 14h e 15h.
Na mesma faixa de horário, em agosto do ano passado, eram 2.420 veículos/hora circulando nesses corredores. Ou seja, houve um aumento de 4%.
Em relação ao mês de junho deste ano, véspera do Plano Real, o aumento foi um pouco maior no total de veículos entre as 14h e 15h, de 6%.
Para Nelson Maluf, da CET, não há como mudar o comportamento do paulistano que compra à tarde e volta para casa no horário do "rush". "Só podemos pedir que o consumidor não volte no horário de pico".
Maluf sugere que o comprador retorne para casa depois das 20h, quando o trânsito paulistano ganha maior velocidade.

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