São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cooperativas do PR investem na laranja

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Dois projetos desenvolvidos por cooperativas do Paraná (Citrocoop, em Paranavaí e Corol, em Rolândia) estão estimulando o crescimento dos pomares de citros no Estado.
A área destinada à citricultura no PR, que ocupava 3.577 ha em 89, saltou para 7.510 ha este ano.
A primeira indústria de sucos do Estado foi inaugurada no último dia 23 em Paranavaí (520 km a noroeste de Curitiba).
A Citrocoop foi criada pela cooperativas Cocamar, de Maringá, e Coopagra, de Nova Londrina, com a participação de capital do grupo Albertson International, dos EUA.
As cooperativas detêm 85% do capital da Citrocoop e o grupo norte-americano, 15%.
A indústria tem previsão de exportar 2.000 t de suco concentrado este ano. A meta para 95 é exportar entre 5.000 t e 6.000 t.
A Citrocoop mantém um sistema de integração com os produtores em 6.000 ha, dos quais 3.200 ha estão em produção.
A meta é atingir 12 mil ha de laranja no noroeste do PR em 1996, quando a indústria estará funcionando em capacidade total.
Além da venda de frutas "in natura", a Citrocoop está produzindo 5.000 litros semanais de suco fresco pasteurizado, comercializado em embalagens longa vida.
Já a Corol (Cooperativa Agropecuária Rolândia), de Rolândia (norte do PR), adiou para 95 a implantação de sua indústria.
Segundo o vice-presidente da Corol, Paulo Zanetti, a idéia inicial é implantar uma unidade com capacidade para processar 4 milhões de caixas por ano.
A cooperativa já tem 800 ha de laranja, em projeto de integração, e pretende implantar nos próximos dois anos 3.000 ha de pomares.

Texto Anterior: Estiagem já dura 172 dias em Ilha Solteira (SP)
Próximo Texto: Seca diminui peso da fruta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.