São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai chora ao ver foto do filho ao lado de Lula

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Luciano Pires Viana chorou ao ver a foto de seu filho, Eduardo Ferreira Gomes, 10, ao lado do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva.
Viana completou 45 anos ontem. Diz que não vê seu filho há um ano e dois meses. "Ele já está entregue a Deus", afirmou.
Eduardo se tornou uma espécie de símbolo dos excluídos durante o comício que Lula realizou domingo no Vale do Anhangabaú. Foi entrevistado por Lula e levado para sua casa depois do evento.
Eduardo é filho de Viana e de Madalena Ferreira Gomes, 43. Os dois moram na favela Puma, no Morumbi, zona sul de São Paulo.
Separados há quatro anos, Madalena e Viana dizem que o filho trocou a casa pelas ruas quando tinha 8 anos.
Em conversa com a reportagem da Folha, Madalena disse uma série de coisas sem nexo, mas encontrou uma explicação para a opção do filho: "Na favela, a maioria das mulheres bebe, os homens bebe (sic) e as crianças têm medo de ficar perto".
Afirmou que o filho está "desencabeceado", mas não conseguiu tornar inteligível o significado da palavra à repórter. Disse ainda que viu o filho há 15 dias e que costuma visitá-lo "lá", sem conseguir explicar onde.
Apesar de separados, Viana e Madalena mantêm contato constante. São vizinhos e têm outra filha, Maria Aparecida Ferreira Gomes, 14, que mora com a mãe.
Segundo moradores da favela, Viana costuma beber todos os dias. Até 79, ele trabalhava como motorista da empresa Monark. Sofreu um acidente e foi aposentado por invalidez. Hoje, anda com dificuldade.
"Recebo R$ 70 de aposentadoria e outros R$ 70 de um bico de porteiro que faço à noite", afirmou Viana, que se declarou eleitor de Lula.

Texto Anterior: Cumprindo tabela
Próximo Texto: PT tenta aliança com PDT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.