São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC perde apoio no PDT e PPR

ANDREW GREENLEES
DO PAINEL

A uma semana da eleição, a estratégia tucana de buscar o chamado voto útil esbarra num obstáculo. A comparação das últimas pesquisas Datafolha mostra que caiu o apoio a Fernando Henrique Cardoso (PSDB) entre eleitores que se dizem simpáticos ao PDT e ao PPR.
A expectativa dos aliados de FHC é que, nos últimos dias da campanha, eleitores que pretendiam escolher outros candidatos presidenciais acabem passando para o tucano. As razões seriam três: barrar qualquer chance de Lula (PT), aderir ao favorito ou simplesmente apressar o processo e encerrá-lo no primeiro turno.
Mas, entre entrevistados que se dizem próximos ao PDT, FHC perdeu cinco pontos percentuais. Já entre os simpatizantes do PPR a queda foi de seis pontos.
No PMDB –maior esperança tucana de fonte de votos úteis–, o apoio a FHC variou positivamente dois pontos. Aliados do presidenciável tucano esperam que, na reta final, os candidatos peemedebistas aos governos estaduais ajudem a atrair votos a FHC.
Um dado curioso: tanto FHC como Lula ganharam espaço entre simpatizantes de seus próprios partidos. FHC ganhou cinco pontos no PSDB e Lula, sete no PT.

Texto Anterior: A AGENDA DOS CANDIDATOS
Próximo Texto: Sobre o trampolim sindical e o fantasma de Getúlio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.