São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de água muda hábitos de paulistanos

DA REPORTAGEM LOCAL

A falta de água que vem castigando vários bairros de São Paulo há cerca de duas semanas está mudando os hábitos de alguns paulistanos.
Moradores do Jaçanã e Tremembé (zona norte), Jabaquara e Campo Limpo (zona sul) e Sapopemba (zona leste), enfrentam o problema diariamente. Segundo eles, as caixas d'água costumam "secar" por volta do meio-dia.
É o caso da rua Tanque Velho, no Jaçanã. As irmãs Carla, 15, e Helena Vigoritto, 14, que cuidam da casa enquanto seus pais trabalham, costumam estocar água em baldes para lavar louça à noite.
Segundo elas, não há água para lavar a varanda e molhar as plantas do quintal, que estão secas. O fornecimento só é normalizado durante a madrugada.
Em outros locais do bairro, seus vizinhos dizem que já está sendo implantado o sistema de racionamento de água.
Seu marido, o ajudante de encanador José de Lima, 70, disse que quando chega do trabalho não tem água para tomar banho.
A faxineira Maria das Graças da Silva, que mora na Vila Nilo, disse que durante três dias da última semana não havia água nem para fazer comida. No período da manhã, ela estoca água em baldes, para o caso faltar durante o dia.
Na Vila Mazei, os moradores estão utilizando uma bica. O ajudante de pedreiro Luiz dos Santos, 27, caminha todos os dias cerca de 500 metros de sua casa até a Bica do Porco para se abastecer. "Faz duas semanas que não tem água depois do almoço."
Apesar da falta de água, há muito desperdício. Em vários locais visitados ontem, a reportagem da Folha encontrou pessoas lavando a calçada com mangueiras.
Na Vila Nilo, um vazamento em uma calçada despejava água na sarjeta. Segundo moradores, a Sabesp já havia consertado o encanamento, que voltou a estourar.

Texto Anterior: Comerciante mata filho com um tiro e se suicida
Próximo Texto: Reservatórios estão com nível em 50%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.