São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fogo começou há mais de 1 semana

MARTA AVANCINI
DA FOLHA SUDESTE

Os incêndios na serra do Japi, em Jundiaí (60 km a noroeste de São Paulo), ainda não foram controlados. O fogo começou na segunda-feira da semana passada.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Jundiaí, até a manhã de ontem havia diversos focos de incêndio na serra.
Desde o primeiro foco na Fazenda do Bonifácio, já foram queimados mais de 59 km2 dos 354 km2 da serra do Japi. Segundo os bombeiros, a recuperação da mata queimada deve demorar 15 anos. O Japi é uma das últimas reservas de Mata Atlântica no Estado.
Além dos bombeiros, há funcionários da Defesa Civil, da PM e da Polícia Florestal no local. O Corpo de Bombeiros informou que está difícil controlar o incêndio porque os focos estão localizados no alto dos morros, áreas de difícil acesso.
Os bombeiros descartam a possibilidade de o incêndio afetar as redes de transmissão de energia elétrica para São Paulo localizadas na serra. As fazendas localizadas dentro da serra e as cidades próximas a ela, como Jundiaí e Cabeúva, também não correm risco.
A serra é composta por 65% de matas, 16,87% de campos, 15,27% de eucaliptos, 2,05% de pinus e 0,17% de áreas cultivadas.

Texto Anterior: Combate ao fogo em SP é artesanal, diz governo
Próximo Texto: Incêndio destruiu 7% da área verde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.