São Paulo, quarta-feira, 28 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vento diminui índices de poluição na cidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A frente fria que chegou a São Paulo na noite de segunda-feira causou uma melhora na qualidade do ar na capital, mas não chegou a provocar mudanças no interior.
A melhora foi provocada pelo aumento na velocidade dos ventos e na umidade relativa do ar. Às 12h de ontem, seis estações de medição da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) na Grande São Paulo apresentavam boa qualidade do ar, contra apenas uma na segunda.
Segundo a Cetesb, a tendência agora é de que os índices de poluição continuem caindo, mesmo se não chover forte.
Já no interior, como as chuvas foram insuficientes, a população continua sofrendo os efeitos da seca e da poluição produzida pela fumaça dos incêndios.
Foi decretado estado de emegência na serra da Bocaina, na divisa entre Rio e São Paulo, por causa do incêndio que completou ontem dois dias.
Com o estado de emergência, foi acionado o apoio das defesas civis municipais e do Exército.
Na serra do Japi, em Jundiaí (60 km a noroeste de SP), chuviscos ajudaram a controlar o incêndio às 17h de ontem. A área também estava sob estado de emergência.
Combatendo o fogo na serra do Japi havia 110 pessoas entre soldados do Corpo de Bombeiros, Polícia Florestal e Defesa Civil. Dois pelotões do Exército estavam de prontidão no local.
Para São José do Barreiro (principal cidade atingida pelo incêndio na Bocaina), o Exército mandou uma guarnição de 50 soldados.
São Paulo tem o maior número de desligamentos de linhas de energia elétrica por queimadas desde 1985.
A estimativa é de que a transmissão tenha sido interrompida cem vezes no ano. Em 93, foram 11 interrupções desse tipo, segundo a Cesp, que diz haver risco de cidades grandes ficarem sem energia.

Texto Anterior: Leitora se queixa da CEF
Próximo Texto: 'Nunca sofri de alergia como agora'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.