São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro Gomes se encontra hoje com Cavallo e viaja junto para Madri

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Ciro Gomes, se encontra hoje pela primeira vez com o ministro argentino da Economia, Domingo Cavallo. Os dois viajarão juntos para a reunião do FMI (Fundo Monetário Internacional) em Madri, na Espanha.
O encontro ainda era articulado ontem, entre os governos brasileiro e argentino. O mais provável é que Cavallo se encontre com Ciro no Rio, às 18h, na sede regional do Ministério da Fazenda.
Outra alternativa é uma reunião breve pela manhã, em Brasília. Depois, os dois ministros viajariam juntos para o Rio, e de lá para Madri.
Cavallo é o responsável pelo programa de estabilização argentino, implantado há três anos, baseado na dolarização da economia. O programa argentino foi uma das referências para a elaboração do Plano Real.
Em comum com o Plano Cavallo, o Plano Real foi baseado em um ajuste das contas públicas e na adoção de uma âncora cambial, embora mais branda que a argentina, onde o peso e o dólar são utilizados livremente pela população.
Também fazem parte da comitiva brasileira à reunião do FMI o presidente do Banco Central, Pedro Malan, e o diretor de Assuntos Internacionais do BC, Gustavo Franco.
A ida de Gomes a Madri não terá a finalidade de negociar um novo acordo entre o governo brasileiro e o FMI. Na avaliação da Fazenda, esta tarefa caberá ao futuro governo no ano que vem.
Ciro Gomes retorna ao Brasil na segunda-feira. Malan e Franco deverão permanecer em Madri.

Texto Anterior: Emprego será maior problema em 3 anos
Próximo Texto: Jornalistas da Folha depõem como testemunhas de defesa de filósofo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.