São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Adversários não conseguem reduzir vantagem de FHC; Enéas pode ser 3º

DA REPORTAGEM LOCAL

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) manteve 47% das intenções de voto, o suficiente para vencer a eleição presidencial no primeiro turno, se ela fosse disputada ontem. Somados, os adversários do tucano têm 39%.
A mais recente pesquisa do Datafolha aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou um ponto positivo e agora tem 23%. Enéas Carneiro (Prona) também oscilou um ponto para cima e fechou com 6%.
Pela primeira vez, o candidato do Prona supera Orestes Quércia (PMDB), que oscilou para baixo um ponto, ficando com 5%. Leonel Brizola (PDT) também oscilou para baixo, ficando com 3%, contra os 4% da pesquisa anterior.
Esperidião Amin (PPR) manteve seus 2% obtidos na pesquisa dos dias 20 e 22 últimos. O quadro aponta para estabilização da vantagem de FHC em relação aos seus adversários. Na pesquisa anterior, a dianteira de FHC também foi de oito pontos percentuais.
Os indecisos passaram de 9% para 8%, e os dispostos ao voto em branco ou nulo permaneceram em 5%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
O candidato tucano vence em todas as regiões do país. Entre todos Estados incluídos na pesquisa do Datafolha, Lula só vence no Rio Grande do Sul (tem 28% contra 23% de FHC).
A vantagem de FHC é maior no eleitorado do interior e entre aqueles com escolaridade até o primeiro grau.
Num eventual segundo turno, FHC venceria Lula por 59% contra 31%.
A pesquisa Datafolha é uma amostragem estratificada, realizada com sorteio aleatório dos entrevistados. Foram entrevistados 21.292 eleitores em 673 municípios de todo o país. A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Francisco Paulino, Emilia de Franco e a estatística Renata Nunes Cesar.

Próximo Texto: FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.