São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Malha fina' anula títulos de gêmeos

Eleitores não poderão votar este ano

DAS SUCURSAIS DE BRASÍLIA E RIO

Muitos eleitores ficarão sem votar no dia 3 porque são gêmeos e não declararam essa condição ao tirar o título. Eles ficaram retidos no batimento nacional, espécie de "malha fina" da Justiça Eleitoral.
O batimento é um cruzamento dos dados de todos os eleitores, visando impedir que alguém possa votar mais de uma vez. Os títulos eleitorais que apresentam dados iguais são eliminados.
O TSE informou que cerca de 500 mil títulos foram invalidados depois que o tribunal cruzou os dados dos TREs.
O problema com os gêmeos ocorre quando eles têm nomes parecidos, com menos de quatro letras de diferença –Maria e Mariana, Samuel e Manuel etc. Se todos os dados (data de nascimento, filiação etc.) coincidem e os nomes são parecidos, o computador "prende" a inscrição mais antiga.
Godofredo Travassos, chefe do cartório da quarta zona eleitoral do Rio, disse que "são frequentes os casos de invalidação de títulos de gêmeos".
Lúcia Arruda Tinoco, 52, alistada naquela zona eleitoral, não vai poder votar, pois tem uma irmã gêmea e teve seu título invalidado. É a primeira vez que ela fica impedida de votar. "Estou indignada. Me sinto cassada no direito essencial da cidadania que é o voto."

Texto Anterior: Brizola denuncia "golpe da moeda"
Próximo Texto: FHC culpa PT e PDT por data do Real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.