São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC culpa PT e PDT por data do Real

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidenciável do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, atribuiu ontem ao PT e ao PDT a demora pela implantação do Plano Real: "Por mim, o plano teria sido feito há muito mais tempo", disse.
O candidato da coligação PSDB-PFL-PTB fez essa declaração durante entrevista coletiva para a imprensa estrangeira, ontem pela manhã, em São Paulo.
"Eu tentei fazer o Plano real antes. Por que não fiz? Porque o PT e o PDT não deixaram", afirmou.
Além de questionarem o uso do Real em seu benefício, os jornalistas também perguntaram a FHC se a máquina do governo estava sendo usada em sua campanha.
FHC reagiu quando questionado sobre o baixo valor do salário mínimo em sua passagem pelo governo e sobre a transferência de verbas da saúde e educação para outros setores.
"É mentira. Repito: é mentira", afirmou FHC. O candidato se queixou de opositores que recorreram à Justiça para evitar que ele falasse do Real em sua campanha.
"Quiseram parar minha voz", afirmou. FHC disse aos correspondentes estrangeiros que seus opositores tentaram "paralisar o governo" com as denúncias sobre o uso da máquina.
Ao justificar a aliança com o PFL, disse que não podia ter como aliados apenas as pessoas que resistiram ao regime militar.
"O PFL passou a ser a cristalização do mal", disse. "Mas foi o PFL que rompeu com o PDS contra a ditadura", declarou.
"Na época dura, não havia 200 pessoas no Brasil com coragem de lutar", afirmou, sugerindo que não poderia compor o governo só com essas pessoas: "Seria apenas uma legião de cavaleiros de honra", afirmou.
FHC também defendeu seu vice, Marco Maciel, e o ex-governador baiano Antônio Carlos Magalhães. Negou que tenha escondido Maciel: "Ele anda no meu avião, vai aos comícios. Ando com ele tranquilamente", afirmou.
FHC disse estranhar o fato de ACM ser tão criticado: "Ele vai ter uma votação enorme na Bahia. Por certo, fez alguma coisa para merecer essa votação".
O tucano também voltou a criticar os partidos: "Todos têm um certo grau de fisiologismo", disse. Afirmou que PT e PSDB são os partidos menos fisiológicos.

Texto Anterior: 'Malha fina' anula títulos de gêmeos
Próximo Texto: Menores assediam FHC e ganham R$ 5 de banqueiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.