São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Itamar, quem não acredita na eleição não deve participar dela

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da República, Itamar Franco, afirmou ontem que o candidato que considera o processo eleitoral ilegítimo não deve disputar as eleições.
Apesar de em nenhum momento citar seu nome, Itamar se referia ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula escreveu um artigo para a revista espanhola "Cambio 16", no qual afirmava que as eleições brasileiras são ilegítimas em razão do uso da máquina administrativa e da influência dos meios de comunicação.
"Este ou aquele candidato que já se pode sentir derrotado quer levantar suspeitas indevidas", afirmou Itamar.
Na opinião do presidente, o candidato que considerar o processo ilegítimo deve recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O TSE já examina acusações de uso da máquina administrativa em favor de Fernando Henrique Cardoso (PSDB-PFL-PTB).
As investigações foram motivadas por ações dos ex-ministros do Planejamento Alexis Stepanenko e da Fazenda Rubens Ricupero.
Até amanhã o presidente deverá publicar um artigo em defesa do processo eleitoral. Itamar afirmará que a imprensa é livre e que o Executivo não interfere nas eleições.
Segundo Itamar, não há decisão do governo sobre o envio de emendas constitucionais ao Congresso após as eleições. "Vamos examinar", afirmou o presidente, que defende a convocação de uma assembléia constituinte exclusiva.
Itamar esteve em São Paulo para participar da abertura do 7º Congresso Internacional de Hospedagem, Alimentação e Turismo.

Texto Anterior: Lula acalma a militância
Próximo Texto: Cristovam aponta erro estratégico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.