São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 1994
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Vença de carro as distâncias de Houston

KATIA MILITELLO
DA ENVIADA ESPECIAL A HOUSTON

Espalhada em meio ao deserto texano, a cidade de Houston foi planejada para o carro. Seu traçado funcional utiliza largas avenidas e "freeways" para unir o centro aos bairros residenciais e parques.
Para vencer as grandes distâncias só mesmo alugando um carro.
Dessa forma é possível chegar facilmente aos bairros mais distantes; mudar da paisagem imponente dos edifícios de "downtown" para as luxuosas mansões de River Oak; ou alcançar o Texas Medical Center, centro de pesquisa e medicina nuclear que emprega 50 mil pessoas e abriga 40 instituições.
Um bom mapa basta para a localização das principais vias que cruzam Houston. A cidade é bem sinalizada, mas o trânsito nos dias de semana costuma congestionar nos horários de rush da manhã e final da tarde.
Chegando ao centro da cidade não se assuste se as calçadas estiverem desertas em plena segunda ou quarta-feira.
Para proteger-se do calor, os moradores de Houston vão para debaixo da terra. Um sistema de túneis com cerca de dez quilômetros percorre o centro por baixo das ruas e avenidas.
Essa minicidade subterrânea é formada por restaurantes, pequenas lojas de roupas e de serviços e agências bancárias.
Explorado o centro, é a vez de River Oaks, o bairro mais sofisticado de Houston. Aí o carro é indispensável. As mansões onde moram os presidentes das grandes empresas, como as de petróleo e informática, chegam a ter 20 mil metros quadrados de área.
Seguindo o estilo americano, as casas não têm muros, grades ou portões. O gramado dos jardins avança até a rua, eliminando as calçadas. Elas não tem mesmo utilidade porque o houstiano só anda de carro.

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