São Paulo, sexta-feira, 30 de setembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestação deve ter 500 mil

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DO ENVIADO ESPECIAL

Hoje, às 8h (9h em Brasília), meio milhão de pessoas vão se reunir no centro de Porto Príncipe para pedir a volta de Aristide.
A manifestação ocorre no dia do aniversário de três anos do golpe militar que derrubou o presidente Jean-Bertrand Aristide.
Os Estados Unidos vão colocar nas ruas, somente para assegurar o evento, 5.000 homens. O número de soldados norte-americanos no país já é de quase 20 mil, bem superior ao efetivo inicialmente planejado, de 15 mil.
O embaixador dos EUA no Haiti, Willian Swing, anunciou ontem o fim do embargo praticado contra o Haiti desde setembro de 1991.
Swing afirmou que as mortes ocorridas ontem "não são fatos totalmente surpreendentes, porque conseguimos duas vitórias grandes em 24 horas: a reabertura da Prefeitura e do Parlamento". Disse o embaixador que Aristide deve ser empossado no próximo dia 15, quando haverá mudanças no comando militar haitiano.
Além disso, informou Swing, o comércio exterior será retomado, novos investimentos serão feitos no país, vão ser convocadas eleições legislativas e já se planeja a festa do bicentenário do Haiti.
Uma hora e meia depois das mortes ocorridas em praça pública, Willian Swing convocou a imprensa para dizer que vai se encontrar hoje com o general Cedras.
"Ele tem a responsabilidade de deter, investigar e mostrar os resultados", disse Swing
.

Texto Anterior: Hume é indicado para Nobel da Paz; Batida de trens mata seis na Alemanha; O CANDIDATO; Susana Higuchi racha partido do marido; Opas declara fim da pólio nas Américas; Hussein e Rabin se reúnem na Jordânia
Próximo Texto: Aristide prega contra a anistia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.