São Paulo, segunda-feira, 2 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro vai à posse com colete ortopédico

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro das Comunicações, Sérgio Motta, 54, 120 quilos, compareceu à cerimônia de posse com um colete ortopédico especialmente desenhado para ele. No sábado pela manhã, Motta foi internado no Hospital Sarah Kubitschek com fortes dores na coluna.
A dor sentida pelo ministro, denominada pelos médicos de lombalgia, não impede o início do trabalho de Sérgio Motta no ministério a partir de hoje, segundo o diretor do hospital, Aloysio Campos da Paz Júnior.
"A mandinga dos meus inimigos não me derrubou", disse ontem Sérgio Motta, ao deixar o hospital às 16h para comparecer à posse de Fernando Henrique Cardoso. Ainda sob o efeito de analgésicos, o ministro disse que se sentia bem.
Por causa das dores, Sérgio Motta foi forçado a passar o réveillon e a noite de ontem no hospital. A partir de hoje, ele está liberado para dormir em casa.
Será obrigado a usar o colete ortopédico por mais duas ou três semanas. O colete cobre todo o abdômen do ministro e fica escondido por baixo do terno.
O próprio Sérgio Motta disse que estava estressado, por causa de seu esforço na campanha presidencial, no segundo turno para os governo estaduais e na montagem do governo. "O ministro subiu o Everest", afirmou Campos da Paz.
Motta ainda brincou com o fato de usar um colete ortopédico. "É bom usar um colete apertado porque devo estar uns dez centímetros mais magro."
Assim que passar a dor, Sérgio Motta terá que fazer exercícios de fisioterapia, incluindo abdominais. O objetivo é reforçar a musculatura do abdômen e das costas e perder peso para corrigir sua postura, que deverá ficar mais ereta.
É a quarta vez, nos últimos anos, que o ministro tem um problema semelhante. A lombalgia foi causada por dois motivos: tensão emocional e peso excessivo. Motta precisa baixar seu peso de 120 kg para no máximo 90 kg.
A lombalgia é uma problema comum em pessoas com excesso de peso. O problema acontece quando o peso do corpo pressiona demais a musculatura das costas, causando dor. O excesso de peso causa também má postura, o que prejudica ainda mais o músculo.
Pessoas submetidas a situações de estresse ficam mais sujeitas à lombalgia porque, nesse caso, o estímulo levado pelas terminações nervosas das costas à musculatura é maior, favorecendo a contração muscular.

Texto Anterior: Réveillon do novo poder 'flopou'
Próximo Texto: Leia o primeiro discurso do presidente FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.