São Paulo, terça-feira, 3 de janeiro de 1995 |
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Vendas têm alta de 25% em 1994
DA REPORTAGEM LOCAL As duas maiores produtoras de sementes de hortaliças do país –Agroflora e Agroceres– registraram em 94 vendas 20% a 25% superiores às de 93 por causa do Plano Real.José Viggiano, 59, gerente geral de hortaliças da Agroceres, avalia que esse crescimento foi o maior das duas últimas décadas. "O consumo de hortaliças está muito ligado ao poder aquisitivo da população, que melhorou com o novo plano econômico", afirma. Para este ano, Viggiano espera um aumento em torno de 10% nas vendas. A Agroceres prepara o lançamento de novas variedades de alface crespa –resistente ao florescimento precoce–, pepino sem ramificações laterais, abóbora e couve-flor. A empresa comercializa cerca de cem variedades de hortaliças. Para Isaque Bressan, 30, coordenador de marketing da Agroflora, o crescimento do mercado não reflete uma euforia passageira, como ocorreu no Plano Cruzado. "Hoje o consumo é mais consistente. Em 86, as compras aumentaram em função do congelamento, mas no ano seguinte houve uma queda brusca", compara. A Agroflora investe em pesquisas para desenvolver novas variedades de abóbora, abobrinha, alface, pepino, pimentão, cenoura, couve-flor, repolho e tomate. "A prioridade é o desenvolvimento de hortaliças mais resistentes a doenças e que tenham maior durabilidade após a colheita e durante o transporte", diz Bressan. No final de outubro a Agroflora foi comprada pelo grupo japonês Sakata Seed Corporation junto à Cooperativa Agrícola de Cotia. A Agroflora produz mais de 300 variedades de sementes. Texto Anterior: Asgrow testa cenouras com mais vitamina A Próximo Texto: Convênio financia a compra de sêmen Índice |
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