São Paulo, terça-feira, 3 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas têm alta de 25% em 1994

DA REPORTAGEM LOCAL

As duas maiores produtoras de sementes de hortaliças do país –Agroflora e Agroceres– registraram em 94 vendas 20% a 25% superiores às de 93 por causa do Plano Real.
José Viggiano, 59, gerente geral de hortaliças da Agroceres, avalia que esse crescimento foi o maior das duas últimas décadas.
"O consumo de hortaliças está muito ligado ao poder aquisitivo da população, que melhorou com o novo plano econômico", afirma.
Para este ano, Viggiano espera um aumento em torno de 10% nas vendas.
A Agroceres prepara o lançamento de novas variedades de alface crespa –resistente ao florescimento precoce–, pepino sem ramificações laterais, abóbora e couve-flor.
A empresa comercializa cerca de cem variedades de hortaliças.
Para Isaque Bressan, 30, coordenador de marketing da Agroflora, o crescimento do mercado não reflete uma euforia passageira, como ocorreu no Plano Cruzado.
"Hoje o consumo é mais consistente. Em 86, as compras aumentaram em função do congelamento, mas no ano seguinte houve uma queda brusca", compara.
A Agroflora investe em pesquisas para desenvolver novas variedades de abóbora, abobrinha, alface, pepino, pimentão, cenoura, couve-flor, repolho e tomate.
"A prioridade é o desenvolvimento de hortaliças mais resistentes a doenças e que tenham maior durabilidade após a colheita e durante o transporte", diz Bressan.
No final de outubro a Agroflora foi comprada pelo grupo japonês Sakata Seed Corporation junto à Cooperativa Agrícola de Cotia.
A Agroflora produz mais de 300 variedades de sementes.

Texto Anterior: Asgrow testa cenouras com mais vitamina A
Próximo Texto: Convênio financia a compra de sêmen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.