São Paulo, terça-feira, 3 de janeiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Largaram; Candidato próprio; Mais um; Elixir; Pacto federativo; Ritual do poder; Equipe montada; Passaporte carimbado; Em todas; Efeito dominó; Lá e cá

Largaram
As transmissões de cargos tiveram ontem gosto de 98. As mais concorridas foram a saída de Ciro para a entrada de Malan na Fazenda e a de Serra no Planejamento. Os dois tucanos são potenciais candidatos à sucessão de FHC.

Candidato próprio
Sem a presença de tucanos, a transmissão do cargo na Saúde foi prestigiada pelo PFL em peso, inclusive Inocêncio Oliveira e ACM. Este, falando de Jatene, foi enfático: "É ministro com estatura de presidente da República".

Mais um
Por fora na corrida da sucessão presidencial em 98, outro ministro que assumiu ontem: Andrade Vieira (PTB), na Agricultura.

Elixir
Descoberta em Brasília: além de afrodisíaco, o poder é analgésico. Mesmo acometido de fortes dores nas costas, Sérgio Motta foi um dos últimos a deixar a festa no Itamaraty e, ontem, participou de várias transmissões de cargo.

Pacto federativo
Ao ver Tasso, Ciro, ACM e Roberto Marinho numa roda, um ministro do PSDB paulista brincou: "São Paulo treme".

Ritual do poder
Enquanto FHC recebia saudações no Itamaraty, outra fila –esta informal– se formava no andar superior. Vários convidados faziam questão de apertar as mão de Sarney, ACM e Roberto Marinho.

Equipe montada
O advogado Cláudio Lembo será assessor especial de Marco Maciel na Vice-Presidência.

Passaporte carimbado
O representante britânico na posse, o secretário Michael Portillo, convidou FHC a participar das comemorações do 50º aniversário da vitória aliada na 2ª Guerra, em maio. Único latinoamericano convidado, o presidente diz que vai.

Em todas
No fim da posse de Paulo Renato, às 15h, Maluf foi perguntado a quantas posses de ministros já tinha ido. "Umas sete ou oito", respondeu. Saiu de lá para outra.

Efeito dominó
Mantendo a tradição de chegar atrasado, Serra iniciou a transmissão de cargo no Planejamento com 25 minutos de atraso. O detalhe é que, como Sérgio Motta estava lá, acabou atrasando também o ato no Ministério das Comunicações.

Lá e cá
Enquanto o PFL cortejava Jatene, o secretário de Saúde paulista, José Guedes, ligado ao ministro, recebia a esquerda. O prefeito de Santos, Davi Capistrano (PT), e o deputado Jamil Murad (PC do B) foram à transmissão do cargo.

Próximo Texto: Emoção e razão; Na vida real; Época de cortes; Disputa no Senado; Alçada reconhecida; Não é tão simples; Burocracia; Faltou um
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.