São Paulo, terça-feira, 3 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'New York Times' destaca otimismo

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA

O jornal "The New York Times" foi o único meio de comunicação importante nos Estados Unidos a noticiar a posse do presidente Fernando Henrique Cardoso em Brasília.
Uma reportagem do correspondente do "Times", James Brooke, ocupou o quarto inferior esquerdo da página 3 da edição de ontem.
O texto foi ilustrado por uma foto da agência Reuters que mostra o presidente Fernando Henrique Cardoso em pé no Rolls Royce que o levou pela Esplanada dos Ministérios.
O título da reportagem foi "Um novo presidente e Brasília é outra vez uma capital da esperança". O tom geral é de otimismo em relação ao novo governo.
O jornal "The Washington Post ", as revistas semanais de informação e as principais redes de televisão dos Estados Unidos ignoraram o assunto.
O jornal "The Wall Street Journal" não circulou ontem, feriado nacional do pais.
Exilado
A reportagem do "The New York Times" faz referência ao período em que o presidente do Brasil foi exilado pelo regime militar. O jornal entrevistou Peter Bell, atual presidente do Interamerican Dialogue, que em 1969 trabalhava para a Fundação Ford.
Ele diz ter sofrido pressões da embaixada dos Estados Unidos para não liberar empréstimos para Fernando Henrique Cardoso financiar os trabalhos do seu recém-fundado Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

Texto Anterior: Mário Soares diz que Itamar assume embaixada em Portugal em fevereiro
Próximo Texto: Libération aponta as dificuldades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.