São Paulo, terça-feira, 3 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moda vira arte nos museus de Nova York

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

A moda está na moda, desta vez fora das passarelas e das revistas especializadas. Uma série de eventos em Nova York celebra gente que faz moda e que lança tendências em livros, programas de TV, exposições e filmes. Todos os eventos fazem um paralelo entre a moda no passado e nos anos 90.
William Klein, um dos fotógrafos de moda de maior prestígio, lançou o livro e a exposição "In & Out of Fashion" (Dentro e Fora da Moda), no International Center of Photography, com a reunião de seu trabalho desde os anos 50, quando fotografava para a "Vogue" de Paris, até os anos 90, com reportagem fotográfica do "backstage" dos desfiles.
Outra exposição acompanhada de lançamento de livro é "A Singular Elegance - The Photographs of Baron Adolph de Meyer", que mostra a moda do início do século nas revistas "Vanity Fair", "Vogue" e "Harper's Bazaar".
Dois dos principais museus da cidade, o Metropolitan e o Guggenheim, colocam lado a lado obras de arte e roupas e acessórios. "Orientalismo", sobre a influência oriental nas roupas ocidentais, e "Greek Gold", exposição que mostra jóias e acessórios esculpidos em ouro, prata e pedrarias, estão no Metropolitan.
No Guggenheim, a exposição "The Italian Metamorphosis, 1943-68" conta com uma mostra paralela com a moda italiana do pós-guerra.
Há duas semanas, a top model Cindy Crawford dedicou seu programa "House of Style", na MTV americana, aos novos fotógrafos de moda. "Adoro fotografar velhos e crianças porque têm seu estilo próprio", afirmou no programa o italiano Mario Testino.
Moda e vida comum se confundem também nos trabalhos do francês Stephane Sednaoui, que fotografou o clipe "Give it Away", dos Red Hot Chili Peppers. "Fotografo as modelos nas ruas e quanto mais gente em volta melhor", afirmou enquanto fotografava em Chinatown, bairro com características chinesas de Nova York.
O americano Herb Ritts, que fez a direção fotográfica do clipe "Cherish", de Madonna, e o queniano Max Vadukul também deram um panorama de seus trabalhos.
Moda nas telas
Mas o maior barulho no mundo da moda tem como responsável o diretor Robert Altman, que lançou no último dia 25 de dezembro seu filme "Prêt-à-Porter". O filme faz um retrato bem-humorado do mundo fashion dos anos 90.
Altman mostra, em "Prét-à-Porter", os top designers do momento, como Gianfranco Ferré, Jean-Paul Gaultier e Christian Lacroix.
"O filme é apenas uma farsa que reflete o mundo da moda que, hoje, é totalmente construído pela mídia", afirmou Altman.

Texto Anterior: Dossiê omite informações
Próximo Texto: Klein expõe bastidores de desfiles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.