São Paulo, terça-feira, 3 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fabricante lança sistema 'inteligente'

Componentes melhoram segurança

JOSÉ CARLOS CHAVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A TRW do Brasil (fabricante de autopeças e componentes de direção) está apresentando às montadoras novidades tecnológicas originadas na Fórmula 1, que podem estar chegando aos automóveis nacionais nos próximos anos.
A mais sofisticada delas é um sistema de suspensão ativa computadorizado.
Sete sensores instalados no carro detectam as oscilações da carroceria e as irregularidades do solo (a partir da movimentação das rodas).
Uma central eletrônica usa essas informações para ajustar a pressão dos amortecedores (especiais) de modo a obter maior equilíbrio entre conforto e segurança.
Em baixa velocidade ou em pisos acidentados, por exemplo, a suspensão fica mais macia. Em alta velocidade, os amortecedores se enrijecem, deixando o carro mais estável.
Técnicos da TRW disseram que, como o sistema é caro e exige um trabalho mais complexo de adaptação ao projeto original de suspensão, é a proposta que despertou menor interesse das montadoras.
Entre os componentes eletrônicos com mais chances de chegar ao mercado brasileiro estão o Speed-Pro e o Sistema Anti-Roll.
O primeiro é um tipo de direção hidráulica progressiva mais eficiente.
Com o aumento da velocidade, cresce o esforço de esterçamento do volante com maior precisão do que os sistemas progressivos tradicionais, resultando maior segurança nas manobras em alta velocidade.
O Anti-Roll é um controle de inclinação lateral do carro. Dois componentes instalados nas barras estabilizadoras (dianteira e traseira) "forçam" a carroceria contra o sentido da curva, ajudando a nivelar a suspensão (e melhorando a estabilidade).
Segundo técnicos da empresa, o Anti-Roll deve ter custo de cerca de US$ 240 para a montadora.
Gol 16V e Santana
No meio de tanta proposta uma já virou realidade. No segundo semestre deste ano, segundo a TRW, a Autolatina começa a equipar a linha Santana e o futuro Gol GTI 16 válvulas com o sistema de correia única com tensionamento automático.
Com ela, alternador, compressor do ar-condicionado e bomba da direção hidráulica são acionados por apenas uma correia auto-ajustável.
Elimina-se assim a necessidade de o motorista carregar três correias de reserva.
Segundo Américo Kashiwakura, engenheiro de testes da empresa, também ganha-se em durabilidade (100.000 km contra 40.000 km das correias comuns), em tempo de troca (cinco minutos em lugar de 40 minutos) e em comodidade, pois não necessita ser ajustada periodicamente.
A TRW também apresentou dois novos sistemas de direção.
O primeiro é uma direção elétrica. Um motor elétrico substitui a bomba hidráulica (que normalmente é acionada pelo motor do carro).
O equipamento reduz o consumo –já que não "rouba" energia do motor– e o peso total do conjunto.
O outro é uma direção eletro-hidráulica. Mantém-se a bomba hidráulica, mas ela passa a ser acionada por um motor elétrico e não pelo motor do carro, resultando em economia de combustível.
Com exceção do sistema de correia única, todos os equipamentos apresentados foram desenvolvidos pela matriz norte-americana da TRW.

Texto Anterior: Gás deve ser "ecológico"
Próximo Texto: Autopeça importada custa menos no 'paralelo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.