São Paulo, terça-feira, 3 de janeiro de 1995 |
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Autopeça importada custa menos no 'paralelo'
ROSANGELA DE MOURA
José Carlos Duarte Filho, da loja Parts & Peças, reúne no estoque –para pronta entrega– pastilhas, pára-choques, pára-brisas, bicos injetores, filtros etc. para boa parte dos modelos à venda no país. "Temos embarques semanais. A peça vem de avião dos EUA e geralmente demora dez dias", diz Duarte. Para carros Renault e Peugeot, as peças vêm da Argentina. A diferença de preços das lojas independentes para as revendas autorizadas pode, em alguns casos, ultrapassar 100%. Um filtro de óleo para o jipe Vitara, da Suzuki, sai por R$ 13 na loja Parts & Peças e na revenda autorizada custa R$ 23,68. Já um farol para o Honda Civic EX custa R$ 466,82 na Daitan e na Parts & Peças sai por R$ 195. Duarte diz que quando as revendas autorizadas não têm uma determinada peça em estoque, são obrigadas a pedir para suas matrizes nos países de origem. As lojas independentes alegam que conseguem preço menor porque não têm intermediários. Elas compram o componente no exterior e o revendem direto ao consumidor final. Além disso, explica Duarte, não há o custo operacional de uma concessionária. José Augusto Sanches, vendedor da Caio e Birigui Parts, loja especializada em peças para motos (importa também para carros), diz que o cliente solicita cotação por fax ou telefone. Após a confirmação do pedido, é feita a importação da mercadoria mediante sinal de 70% do valor do componente. A porcentagem varia de loja para loja. Texto Anterior: Fabricante lança sistema 'inteligente' Índice |
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