São Paulo, sexta-feira, 6 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Weffort pretende unificar eixo Rio-São Paulo na área da cultura

DANIELA RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Festival Internacional de Artes Cênicas de São Paulo, organizado pela atriz Ruth Escobar, poderá ser o projeto de estréia do eixo Rio-São Paulo proposto pelo governo federal.
O ministro da Cultura, Francisco Weffort, 56, recebeu ontem o apoio do prefeito do Rio, César Maia, à iniciativa, durante visita à prefeitura.
A formação do eixo, uma das prioridades da pasta, barateia a montagem de espetáculos, já que os custos seriam repartidos entre as duas cidades. O ministro já conseguiu o apoio das secretarias municipal e estadual de Cultura de São Paulo.
A idéia é que depois o eixo seja estendido a outras capitais. "É claro que o Brasil não se resume a Rio e São Paulo, mas somos um país de grandes cidades", disse Weffort.
O ministro pediu ao prefeito que os projetos sejam "modestos, para que possam ser realizados".
A integração dos poderes públicos na área de cultura é uma das preocupações do governo federal. O ministro citou como um dos problemas o do Museu do Ipiranga, em São Paulo, onde a tríplice coordenação (município, Estado e União) deve ser unificada.
Weffort se disse favorável ao estabelecimento de uma cota mínima de filmes brasileiros a serem exibidos nas salas de cinema e à parceria cinema-TV.
Maia aproveitou para anunciar a restauração da área da Praça 15, no centro do Rio, onde ficam os mais importantes museus nacionais da cidade.

Texto Anterior: Governo quer cancelar processo de anistia a demitidos por Collor
Próximo Texto: FHC tenta contornar crise com reunião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.