São Paulo, sexta-feira, 6 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeituras da serra gaúcha combatem vespas

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Enxames de vespas já mataram uma pessoa e provocaram ferimentos em mais de 20 em Feliz (RS) e cidades vizinhas da serra gaúcha.
Ontem, a Defesa Civil de Feliz (87 km de Porto Alegre) ateou fogo em três ninhos de vespas na zona rural. O coordenador da Defesa Civil, Izidoro Gauer, está dando treinamento para as prefeituras combaterem as vespas.
Apicultor desde os 8 anos, acostumado a manejar colméias com 80 mil abelhas, Gauer calcula que o enxame de vespas que matou o agricultor Levino Munchen, 80, no final de novembro, era formado por 5 milhões de abelhas.
"Quem não viu, não acredita", disse Gauer, referindo-se ao dia em que Munchen foi atacado, quando tentava salvar dois bois da investida das vespas. Um dos bois também foi morto.
As vespas procuram proteína animal para alimentar suas larvas, afirma Gauer. Ele diz que existem "milhares" de ninhos na região.
O coordenador da Defesa Civil disse, com base em depoimentos médicos, que um alérgico pode morrer com poucas picadas. Ao picar, a vespa libera ácido fórmico, que provoca queda de pressão. Na opinião de Gauer, o calor está irritando as vespas.

Texto Anterior: Governo reedita medida provisória das mensalidades pela sétima vez
Próximo Texto: Detran quer aulas de trânsito no Amazonas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.