São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara vai convocar Serra e Paiva

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Deputados convocam Serra e Paiva
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados vai convocar na próxima semana os ministros José Serra (Planejamento) e Paulo Paiva (Trabalho) para explicar a intenção do governo de transferir o patrimônio de R$ 23 bilhões do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Os recursos do FAT são do PIS (Plano de Integração Social) e do Pasep, que seriam extintos com a reforma tributária.
O presidente do BNDES, Edmar Bacha, que está subordinado ao ministro do Planejamento, será convidado a participar da audiência. O presidente da Comissão, Paulo Rocha (PT-PA), vai propor a convocação dos ministros na sessão da próxima terça-feira.
O representante da CUT no Codefat (Conselho Deliberativo do FAT), Ivan Guimarães, disse ontem que a proposta em estudo no governo é uma "retaliação à aplicação dos recursos no Banco do Brasil, Bando do Nordeste do Brasil e na Finep (Financiadora de Estudos e Projetos)".
Segundo Guimarães, o Codefat repassou o dinheiro a esses bancos para financiar pequenas empresas, cooperativas e empresas associativas. "Isto evidenciou que o BNDES vem aplicando recursos em projetos que ampliam o desemprego e concentram o capital, esquecendo os pequenos empreendimentos".
Outra crítica à proposta é que ela transforma o seguro-desemprego em auxílio desemprego, pago pela Previdência Social, esquecendo a requalificação e a recolocação no mercado de trabalho. A idéia é limitar o programa ao pagamento do seguro-desemprego.

Texto Anterior: Banerj corta cargos de direção
Próximo Texto: Decreto regulamentará concessões de rádio e TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.