São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego nos EUA é o menor desde 1990

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O índice de desemprego nos EUA atingiu em dezembro passado seu ponto mais baixo em quatro anos e meio: 5,4%. O presidente Bill Clinton comemorou a notícia com discurso na Casa Branca, em que disse: "Nós fizemos o setor privado crescer ao mesmo tempo em que cortamos o governo".
A reação entre investidores, no entanto, foi de receio quanto à possibilidade de aumento da inflação. Já se prevê que o Federal Reserve (FED), banco central dos EUA, volte a elevar os juros.
Em 1994, o FED aumentou as taxas de juros seis vezes. Mesmo assim, o desemprego continuou a cair e o consumo a subir. Mas a inflação permaneceu sob controle.
O líder da oposição majoritária na Câmara, Dick Armey, prometeu ontem lutar contra qualquer proposta do governo para aumentar o salário-mínimo no país.
Clinton vem adiando desde que assumiu o poder em 93 uma decisão a respeito do mínimo (U$ 4,25 por hora desde 91). Ele prometera na campanha eleitoral aumentar o mínimo. Esta semana, sua assessoria apresentou-lhe projeto que eleva o mínimo a U$ 5,25.
(CELS)

Texto Anterior: Cavallo criará sistema de socorro a bancos
Próximo Texto: Ford reduz preços do Escort e Verona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.