São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce o temor por Mandela

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A morte de Joe Slovo fez crescer na África do Sul a preocupação com a saúde do presidente Nelson Mandela, que sofreu uma cirurgia nos olhos em 1994.
O porta-voz Joel Netshitenzhe disse ontem que Mandela, 76, está bem. O presidente, que assumiu em abril passado, após as primeiras eleições multirraciais e livres na África do Sul, faz este mês sua primeira visita oficial ao exterior –ele vai à Índia, primeiro país a impor sanções à África do Sul no tempo do apartheid.
Slovo foi o terceiro integrante da carismática geração que liderou o combate ao regime de segregação racial a morrer em menos de um ano. Oliver Tambo, presidente-executivo do Congresso Nacional Africano, morreu de câncer em abril do ano passado.
Poucos dias antes, militantes brancos de extrema direita haviam assassinado Chris Hani, o secretário-geral do Partido Comunista.
O vice-presidente do CNA, Walter Sisulu, que também passou dos 70 anos de idade, aposentou-se no mês passado.
O sucessor de Slovo, nomeado ontem, é o vice-ministro do Bem-Estar Social Sankie Nkondo, também dirigente do CNA.
O enterro de Slovo será no dia 15. Ele deixa três filhas, Shaun, Gillian e Robyn, e a segunda mulher, Helene.

Texto Anterior: Morre líder comunista sul-africano
Próximo Texto: Hillary Clinton convida Gingrich e a mãe para visita à Casa Branca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.