São Paulo, sábado, 7 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Chantagem do Senado; Assessoria da OAB; Promessas de FHC; Virar a mesa; Acima dos leitores; Enxugue-se; Qualidade da ciência; O que interessa; Confisco do FGTS; Papelada inútil; Críticas a Pelé

Chantagem do Senado
"O comportamento senatorial é não só acinte, como grave ofensa à moral de cada brasileiro, que deveria sentir-se lesado em sua titularidade de direitos constitucionais inexpugnáveis, pois à representação política corresponde a obrigação de cuidar dos interesses do país, e não dos próprios. Seria inacreditável admitir-se que o presidente, para quem todas esperanças estão presentemente canalizadas, se submetesse a tal indignidade."
Irineu Strenger, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

"Parabéns à Folha, que publicou os nomes dos senadores que, por falta de senso cívico, fazem do Congresso Nacional um mercado de barganhas."
Angelo de Matteis (São Paulo, SP)

"Parece brincadeira foto da edição de 5/12, de senadores tomando cafezinho como se fossem alunos de escola insubordinados, fazendo pirraça para não entrarem na sala de aula."
José Calazans dos Santos (Montes Claros, MG)

"Os três senadores de Minas, Junia Marise (PDT), Ronan Tito e Alfredo Campos (PMDB), não votaram a aprovação de Pérsio Arida para o Banco Central. Sejam quais forem as razões, percebe-se o descaso e o descompromisso desses políticos."
Marisa Rocha Rêgo (Belo Horizonte, MG)

Assessoria da OAB
"Em resposta à acusação gratuita feita à OAB pelo sr. Geraldo Ataliba no artigo 'A Constituição deve ser respeitada' (17/12), torna-se imperioso esclarecer que a OAB jamais se omitiu do cumprimento de seus deveres constitucionais e legais. Tem sido assim ao longo da nossa vida político-institucional. Não compete à OAB, em princípio, prestar assessoramento ao Senado Federal quando da arguição dos candidatos ao cargo de ministro do STF. Assessoria solicita-se; não se impõe."
Paulo Lopo Saraiva, coordenador da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (Natal, RN)

Promessas de FHC
"Perfeita a crônica de Gilberto Dimenstein sobre o ministro da Agricultura. A meu ver, a melhor resposta às hipóteses levantadas pelo cronista é a de número 3: 'FHC prometeu uma ampla reforma agrária, mas não leva a sério'. A ordem do dia é proibir qualquer ministro de Estado de dizer o que pensa para não sair da afinação."
Luiz Arthur Brito da Silveira (Santos, SP)

Virar a mesa
"Eu sei que política é feita de acordos, mas não dá para pelo menos uma vez na vida virar a mesa e impor condições moralizantes?"
Dirce Brogiolo (São Paulo, SP)

Acima dos leitores
"Frequentemente vejo-me frente a manifestações pouco dignas de profissionais dessa empresa em relação aos leitores e até mesmo a formadores de opinião. Nesse contexto, causou-me espanto a 'Nota da Redação' publicada no Painel do Leitor da edição de 11/12, em resposta a uma carta do sociólogo Luciano Martins. Fica claro que a Redação da Folha se põe acima dos leitores e de pessoas que são notícias. Por acaso a Folha deseja passar uma imagem de agência 'Tass'?"
Flávio Deny Steffen (Indaiatuba, SP)

Enxugue-se
"Eu, como cidadão comum e prestes a pendurar a chuteira, falo de coração: enxugue-se a máquina administrativa em 30% pelo menos e teremos um Estado digno de uma nação."
Antonio Jurado (São Paulo, SP)

Qualidade da ciência
"Parabéns pela reportagem 'Falta qualidade para a ciência feita no Brasil' (edição de 1/01). É inegável a necessidade de um incremento na quantidade e qualidade de publicações científicas em nosso país. No entanto, o universo pesquisado foi muito pequeno e restrito a poucas áreas do conhecimento, o que impede conclusões. A constatação de que as pesquisas produzidas em outros países latino-americanos são mais citadas na literatura científica internacional não significa, necessariamente, que estas tenham melhor qualidade. Isto pode ser devido ao maior alcance do idioma espanhol."
Wagner Cotroni Valenti, diretor do Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista –Unesp (Jaboticabal, SP)

O que interessa
"Tempo (dos passageiros) é dinheiro (da TAM). No último dia 2, o vôo 581 de Salvador com destino a São Paulo atrasou mais de duas horas. No horário previsto para a partida do mesmo, um avião da empresa –'fretado'– decolou rumo à capital paulistana, deixando perplexos os passageiros do 581. No aeroporto, os funcionários da TAM não forneciam maiores explicações e apenas informavam que havia ocorrido um 'pequeno atraso'. A TAM demonstrou desconsiderar seus passageiros. Ao invés de alardear a qualidade de sua 'cozinha' e presentear seus clientes com cartões de fidelidade e presentes de Natal, deveria concentrar-se no que realmente interessa: respeito, pontualidade e bons preços."
Luiz Lima (São Paulo, SP)

Confisco do FGTS
"É inacreditável que não haja quem detenha o governo de suas intenções e ações de confisco e até apropriação de dinheiro do contribuinte e do cidadão, como é o caso do bloqueio de 20% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço quando do saque pelo seu titular."
João Francisco Thomaz Borges (Campo Grande, MS)

Papelada inútil
"Congratulo-me com o escritor Millôr, que recusou-se a se submeter ao processo de recadastramento bancário imposto pelo Banco Central. O processo de recadastramento é inócuo e antiecológico. Vejamos: se existirem 20 milhões de correntistas com uma média de três contas bancárias, seriam necessárias 120 milhões de folhas. Essa quantidade de folhas equivale a aproximadamente 12 km de papelada inútil. Seria ingenuidade imaginar que as contas laranjas e fantasmas pudessem ser evitadas por esse sistema."
Carlos Henrique Mesquita (São Paulo, SP)

Críticas a Pelé
"A 'santíssima trindade brasileira', Pelé, Roberto Carlos e Ayrton Senna, permanece intocável. O que o jornalista Alberto Helena Jr. escreveu em seu artigo sobre o ministro Pelé foi sobre a frustração que o atleta Pelé poderá ter com as limitações do cargo."
Sérgio Mário Seidi Sumi (Ribeirão Preto, SP)

Texto Anterior: Não levantem a âncora cambial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.