São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuga ao tema zera prova de redação

LUIZ PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

É preciso tomar alguns cuidados na prova de redação, uma das mais importantes do exame da Fuvest, que acontece hoje.
Segundo a professora da Faculdade de Educação da USP Maria Thereza Fraga Rocco, 52, especialista em redação de vestibular há 17 anos, o candidato deve ficar atento ao tema pedido.
"É preciso ler três ou quatro vezes o tema, para que o estudante o obedeça sem que haja fuga do que é proposto", afirma a professora. "Caso contrário, é zero de cara."
Para se sair bem, o candidato precisa, segundo ela, observar também o tipo de texto solicitado. "Se for uma dissertação. O candidato não deve fazer uma poesia".
O vestibulando deve defender uma idéia com argumentos lógicos e coerentes, que não se contradigam. "É comum o candidato dizer uma coisa no início para desdizê-lo no final do texto."
Não use expressões que não correspondam àquilo que será exposto. Por exemplo: começar com a palavra "concluindo" parágrafo que não seja uma conclusão.
Usar frases feitas faz com que o estudante perca pontos. "Não adianta incluir trecho de textos pré-fabricados, pois os examinadores são muito bem treinados", diz a professora da USP.
Um texto sem erros de gramática sempre é valorizado. Não se esqueça de colocar título.
(LPz)

Texto Anterior: Acusada de matar marido depõe no fórum
Próximo Texto: Falha em lista omite aprovados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.