São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁLBUM DE FAMÍLIA

FICHA
Nome: Alain Prost
Idade: 39 anos
Data de nascimento: 24/02/55
Local: Saint Chamond (França)
Altura: 1,60 m
Peso: 62 kg
Estado civil: casado
Filhos: Nicolas e Sascha
Hobbies: barcos e futebol
Esportes que pratica: golfe, esqui e tênis
Bebida favorita: água mineral

O VICE
1983 - Pioneira do turbo, a Renault quer tornar o jovem Alain Prost o primeiro francês campeão mundial. Mas ambos esbarram no sensacional jogo de equipe dos pilotos da Brabham, Nélson Piquet e Riccardo Patrese. Um deles sempre largava de tanque vazio e fazia o trabalho de "coelho". Na última prova do ano, o brasileiro se torna bicampeão, em cima de Prost e Rene Arnoux, da Ferrari.
1984 - Niki Lauda e Prost vencem 12 GPs para a McLaren. Apesar de obter sete vitórias, contra cinco de Lauda, Prost perde o título para o austríaco por meio ponto. Um castigo para o piloto, que em Mônaco pediu a interrupção da prova por causa da chuva enquanto era líder. Se a prova continuasse, o novato Senna seria o vencedor e Prost levaria seis pontos, que lhe dariam o título mais tarde.
1988 - Agora com armas iguais –o poderosíssimo McLaren/Honda–, Senna bate Prost na primeira grande disputa entre os rivais. Vencem 15 das 16 provas da temporada. A decisão acontece no Japão e Senna dá um show: larga mal, recupera mais de dez posições e, na metade da prova, faz uma ultrapassagem ousada sobre o francês que lhe dá o título. Os dois ainda tinham uma relação amistosa.
1990 - Prost não suporta mais o ambiente da McLaren e se transfere para a Ferrari. Senna surpreende o francês em Spa e Monza, onde os carros vermelhos deveriam vencer. A decisão, mais uma vez, acontece em Suzuka. Lado a lado, na primeira fila, os dois pilotos não escondem a tensão. Prost sai melhor, mas Senna não se intimida. Na primeira curva, se chocam. Senna é bicampeão.

O CAMPEÃO
1985 - Sem grandes dificuldades, Prost conquista o primeiro título, que havia perdido por meio ponto um ano antes. Seu maior adversário é Michele Alboreto, da Ferrari –na última vez em que a Itália torceu por um ídolo local. A superioridade da McLaren, porém, é notável. Senna vence seu primeiro GP em Portugal e mostra que, ao contrário do francês, não tem medo de chuva.
1986 - Prost conquista o bicampeonato em uma temporada disputadíssima. O francês, na McLaren, Senna, na Lotus, e a dupla Nigel Mansell e Nélson Piquet, da Williams, travam uma batalha de lances espetaculares, como a vitória de Senna sobre Mansell, na Espanha, a de Piquet sobre Senna, na Hungria, e a decisão final, em Adelaide, quando Prost surpreende a favorita Williams.
1989 - Os turbos são proibidos e o esperado equilíbrio da F-1 não aparece. Os McLaren/Honda continuam imbatíveis e seus dois pilotos se tornam grandes inimigos. No Japão, Prost não permite uma ultrapassagem apertada de Senna e se chocam. O brasileiro consegue voltar à pista e vencer. Mas é desclassificado pelo presidente da FIA, Jean-Marie Balestre. Prost é tricampeão.
1993 - Prost volta à F-1 depois de passar um ano fora das pistas por opção. A bordo de um imbatível Williams/Renault, inicia o campeonato como favorito. A chuva, sua velha inimiga, colabora para duas vitórias humilhantes do rival Ayrton (Interlagos e Donington), que dá esperanças inúteis à torcida brasileira –a McLaren é muito inferior. O francês conquista o tetracampeonato em Estoril.

Texto Anterior: Francês obteve 51 vitórias
Próximo Texto: Piloto é comentarista de TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.