São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copacabana abriga megaevento esportivo

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

O Brasil dá a largada hoje na reta final de preparação para a Olimpíada de 96, a um ano e seis meses do evento mais importante do esporte mundial.
Começam na praia de Copacabana (zona sul do Rio) as competições do Festival Olímpico de Verão, promoção inédita do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Cerca de 800 atletas de 16 países participam até o dia 5 de março de competições em 22 esportes.
Duas arenas foram montadas na praia, com arquibancadas ao redor. A principal pode receber 12 mil pessoas e a menor (em torno de uma piscina), 4.000.
O evento tenta reforçar o marketing do projeto COB-6, com o qual a entidade espera reunir seis patrocinadores para levar a delegação olímpica a Atlanta (EUA).
Até agora, só a Embratel aderiu.
O coordenador do festival, Carlos Arthur Nuzman, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, não confirma, mas o COB espera receber, no total, pelo menos US$ 20 milhões dos patrocinadores.
Em alguns esportes, o festival vai servir como torneio classificatório para os Jogos Pan-Americanos, a serem disputados em março em Mar del Plata (Argentina).
A competição começou oficialmente na quarta-feira, com lutas de judô em um clube, mas o festival se concentra na praia.
Hoje haverá jogos de pólo aquático e de um esporte relativamente novo, o caiaque-pólo. Nele, os jogadores usam caiaques na piscina.
Outro esporte pouco conhecido no país é o basquete de praia, com jogos em fevereiro. Há apenas três jogadores por time.
Em fevereiro, alguns dos principais nomes do atletismo nacional, como Zequinha Barbosa e Joaquim Cruz, vão correr no asfalto da av. Atlântica, à beira-mar.
Os organizadores contam com o festival para divulgar o Rio, cidade candidata a sediar a Olimpíada de 2004. Além disso, Copacabana deve se tornar "point" do verão.

Texto Anterior: Piloto é comentarista de TV
Próximo Texto: Piscina é construída na praia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.