São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa São Paulo é a maior vitrine do futebol brasileiro

TELÊ SANTANA

Começa hoje a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Trata-se de um torneio de muita importância para o nosso futebol, já que quase todos os jogadores que são revelados nos clubes brasileiros surgem desta competição.
Deveriam ser organizados outros campeonatos deste tipo no Rio de Janeiro, Minas Gerais, para dar maiores chances a esta nova geração.
Grandes atletas do passado saíram da Copa São Paulo; é o caso de Falcão. Todo ano, grande revelações aparecem.
Recentemente eu destaco o goleiro Alexandre, do São Paulo, que foi considerado o melhor jogador de uma edição da Copa São Paulo e veio a falecer pouco depois. Ele realmente era uma grande esperança para nós.
Ainda pelo São Paulo, se destacaram Sidney, Mona, Jamelli, Doriva, André e Rogério. Todos eles acabaram sendo aproveitados no time principal.
No Corinthians, apareceu Marcelinho Souza.
Do Rio, temos que lembrar do Fluminense, clube que mais títulos conquistou nesta Copa São Paulo. O Vasco também veio com o Valdir em outra oportunidade e foi campeão.
De um modo geral, portanto, todos os jogadores importantes do nosso futebol apareceram neste torneio.
Para este ano, o São Paulo vai aproveitar o Pavão, que já é titular do time, e o Denílson, que foi um dos destaques da Copa Conmebol. Não vai demorar muito e ele se firmará como uma grande estrela.
Outro jogador que apareceu bem na Conmebol e irá participar é o zagueiro Bordon.
Pena que este ano vamos jogar em Socorro. Uma equipe de destaque como o São Paulo deveria ter um melhor tratamento.
No ano passado, perdemos a final com uma boa equipe. De qualquer maneira, foram revelados bons valores.
O trabalho que fazemos nesta categoria não visa só ganhar e sim puxar jogadores para a equipe principal.
A Copa São Paulo sempre tem que ser colocada em primeira instância para que os jogadores nesta faixa de idade, 18 ou 19 anos, possam demonstrar seu talento.
É uma escola que tem sido observada até por empresários, que estudam possíveis contratações. Aproveitam a idade e o preço, que ainda não é alto, para levá-los a outros países.
Não só os empresários, como todos os clubes que disputarão os campeonatos regionais em seguida, ficarão atentos na tentativa de contratar os jogadores que se destacarem.
Com a Copa São Paulo, ganham o futebol brasileiro, o paulista, o carioca, o mineiro...

Texto Anterior: Italiano volta com confronto dos dois líderes
Próximo Texto: Nossa Caixa e Cesp fazem o segundo jogo da decisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.