São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta dos aluguéis bate inflação

TELMA FIGUEIREDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos seis meses, os aluguéis iniciais de apartamentos em São Paulo tiveram variação superior ao IPC-r –índice usado pelo governo para medir a inflação.
O aumento médio dos aluguéis na cidade foi de 26,96%, segundo pesquisa do Datafolha realizada em 26 bairros da capital.
O estudo comparou os valores da primeira semana de julho (data da implantação do real) com os da quarta semana de dezembro.
A variação acumulada do IPC-r/IBGE ficou em 22,07.% no mesmo período.
Os apartamentos de dois quartos puxaram a alta, com um reajuste médio na cidade de 33,31% (veja quadro ao lado). Nos imóveis com quatro dormitórios foi registrada a menor variação média (16,35%).
Talvez porque os aluguéis desse tipo de apartamento já estão bastante altos. Em Pinheiros (zona oeste), por exemplo, o preço médio das ofertas encontradas no bairro ficou em R$ 2.916,67.
O reajuste dos apartamentos de um quarto (24,50%) praticamente acompanhou a variação do IPC-r.
Em uma análise por região, verifica-se que a maior variação foi registrada na zona leste (40,5%) e a menor, na zona oeste (20%).
Entre os bairros pesquisados, Perdizes (zona oeste) é o único a apresentar uma variação negativa. O preço médio para apartamentos de três quartos caiu 4,65% entre julho e dezembro.
(TF)

Texto Anterior: Ação judicial pode durar um ano e meio
Próximo Texto: Entidade quer venda integrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.