São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU perde US$ 1 mi com roubo de veículos na antiga Iugoslávia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Além dos ataques a suas forças de paz na Bósnia, a ONU (Organização da Nações Unidas) está sendo vítima de outra agressão no território da ex-Iugoslávia: o roubo de carros.
Um porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Peter Kessler, disse que, só no ano passado, foram roubados 32 carros da organização.
Segundo ele, todas as facções envolvidas nos conflitos (sérvios, croatas e muçulmanos) da ex-Iugoslávia cometem os roubos, mas a maior parte ocorreu na Croácia e em territórios da Bósnia ocupados por croatas, onde há uma bem organizada rede de furtos.
Prova disso é que, no dia seguinte aos roubos, os carros costumam reaparecer na rua, sob nova pintura.
Além disso, vários desses carros foram vistos levando oficiais bósnios e croatas, diz Kessler. Alguns foram vistos até mesmo entre os batedores de Alija Izetbegovic (presidente muçulmano da Bósnia).
Para Kessler, as organizações criminosas atuam com conhecimento das autoridades das capitais croata, Zagreb, e bósnia, Sarajevo, que são indiferentes às reclamações da ONU.
Os prejuízos causados pelos ladrões somam cerca de US$ 1 milhão, representados por carros oficiais e caminhões usados para o transporte de ajuda humanitária.
Na primeira semana deste ano, a série de roubos continuou, com dois automóveis sendo roubados por croatas e outro atingido por disparos quando seu motorista tentava fugir de assaltantes na cidade de Medjugorje (sul da Bósnia).

Texto Anterior: Russos retomam ataque a Grozni
Próximo Texto: Suborno é deduzido de imposto na Alemanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.