São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião transporta carga pesada

THE WALL STREET JOURNAL
De Nova York

DE NOVA YORK

Qual é o melhor meio de se transportas cargas enormes como uma locomotiva de mais de 20 metros ou um equipamento de engarrafar bebidas pesando 77 toneladas atravessando o Atlântico rapidamente?
Utilizando gigante Antonov, o maior avião do mundo. É o que mostra o repórter Douglas Lavin, do "The Wall Street Journal".
O avião, fabricado na extinta União Soviética, foi originalmente criado para transportar tanques e caminhões para as frentes de batalha. Mas, com o fim da Guerra Fria, ele passou a poder ser alugado por US$ 250 mil por carregamento, informa o jornal.
Um iate até a Califórnia, 230 avestruzes até o Reino Unido, equipamentos de perfuração de petróleo ao Azerbaijão, cinco helicópteros até a Somália e um cacto de mais de 20 metros são exemplos do que já foi transportado pelo Antonov, diz o "WSJ".
Mas o avião tem poucas vantagens a não ser o seu tamanho. São muito rústicos e caros, não conseguindo competir pelo grosso do mercado com os modernos aviões ocidentais. Sobrevivem transportando cargas enormes.

Texto Anterior: Mandela revela suas dúvidas
Próximo Texto: EM RESUMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.